Os médicos dizem que o cancro da próstata agressivo, como o do antigo presidente dos EUA, pode ser tratado, mas não curado. Eis tudo o que precisa de saber sobre o assunto.
O antigo presidente dos EUA, Joe Biden, foi diagnosticado com um cancro da próstata "agressivo" e está a analisar as opções de tratamento com os seus médicos, informou o seu gabinete no domingo.
Quando detetado precocemente, o cancro da próstata tem uma alta taxa de sobrevivência, mas é também a segunda principal causa de morte por cancro nos homens nos EUA. Segundo a American Cancer Society, cerca de um em cada oito homens será diagnosticado com cancro da próstata ao longo da sua vida.
Entretanto, na União Europeia, o cancro da próstata é o diagnóstico de cancro mais comum nos homens, afetando cerca de 330.000 homens.
Eis algumas coisas a saber sobre o cancro da próstata que já se metastizou.
O que é a próstata?
A próstata faz parte do sistema reprodutor dos homens. Produz líquido que compõe o sémen. Está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, o tubo que transporta a urina e o sémen para fora do pénis.
Quais são os sintomas do cancro da próstata?
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, o cancro da próstata geralmente não causa sintomas até que tenha crescido o suficiente para exercer pressão sobre a uretra.
Os sintomas podem incluir a necessidade de urinar com mais frequência, dificuldade em começar a urinar, ter um fluxo fraco ou encontrar sangue na urina ou no sémen.
Biden relatou o aumento de sintomas urinários e foi visto na semana ada por médicos que encontraram um nódulo na próstata.
Qual é a gravidade do cancro de Biden?
Biden foi diagnosticado na sexta-feira com uma forma agressiva de cancro da próstata que se espalhou para os ossos, informou o seu gabinete em comunicado. Esta situação torna-o mais grave do que o cancro da próstata localizado ou em fase inicial.
Os resultados melhoraram nas últimas décadas e os doentes podem agora esperar viver com cancro da próstata metastático durante quatro ou cinco anos, afirmou o médico Matthew Smith do Massachusetts General Brigham Cancer Center nos EUA.
“É bastante tratável, mas não curável”, explicou Smith.
Quais são as opções de tratamento?
No caso dos cancros da próstata que necessitam de hormonas para crescer, como no caso de Biden, podem ser tratados com medicamentos que reduzem os níveis de hormonas no corpo ou impedem que estas entrem nas células cancerígenas da próstata.
Os medicamentos podem abrandar o crescimento das células cancerígenas.
“A maioria dos homens nesta situação seria tratada com medicamentos e não seria aconselhada a fazer cirurgia ou radioterapia”, notou Smith.
O que é a classificação de Gleason?
Os cancros da próstata são classificados em termos de agressividade utilizando o que se designa por classificação de Gleason. As pontuações variam entre seis e 10, sendo que os cancros da próstata de oito, nove e 10 se comportam de forma mais agressiva.
O gabinete de Biden afirmou que a sua pontuação era de nove, o que sugere que o seu cancro está entre os mais agressivos.