O estado de saúde do rei britânico Carlos III tem sido acompanhado de perto desde que, no início do ano ado, foi anunciado o seu diagnóstico de um tipo de cancro não revelado.
O Rei Carlos III foi brevemente hospitalizado para observação na quinta-feira, após ter sofrido "efeitos secundários temporários" relacionados com um tratamento programado contra o cancro, informou o Palácio de Buckingham num comunicado.
Os seus compromissos para quinta-feira à tarde e sexta-feira foram cancelados.
Sua majestade regressou agora à Clarence House e, como medida de precaução, actuando com base em aconselhamento médico, o programa diário de amanhã também será reprogramado", refere o comunicado. Sua Majestade gostaria de apresentar as suas desculpas a todos aqueles que possam ter sido incomodados ou desiludidos em consequência disso".
O estado de saúde do rei tem sido acompanhado de perto desde o início do ano ado, quando anunciou que lhe tinha sido diagnosticado um tipo de cancro não revelado.
Carlos, de 76 anos de idade, afastou-se das funções públicas durante cerca de três meses, mas continuou a cumprir deveres de Estado, como a revisão de documentos governamentais e reuniões com o primeiro-ministro.
O diagnóstico de cancro de Carlos exerceu pressão sobre a monarquia britânica, que ainda está a evoluir após os 70 anos de reinado da falecida Rainha Isabel II.
Quando suceder à sua mãe, em setembro de 2022, a tarefa de Carlos será demonstrar que a instituição com mil anos de existência continua a ser relevante numa nação moderna cujos cidadãos vêm de todos os cantos do mundo. Mas esta tarefa exige muito tempo e energia.
Embora os deveres de um monarca constitucional sejam em grande parte cerimoniais, o turbilhão real pode ser exaustivo.
Para além da ocasional procissão em trajes reais, há reuniões com líderes políticos, cerimónias de dedicação e eventos que honram os feitos dos cidadãos britânicos. Durante o primeiro ano de Carlos no trono, foram 161 dias de compromissos reais.
A doença de Carlos surgiu no momento em que a sua nora, Kate, a Princesa de Gales, também foi diagnosticada com cancro. Kate, a esposa do Príncipe William, esteve mais de seis meses de baixa antes de regressar às funções públicas no final de setembro.