O Spectrum, com 28 metros de altura, é um veículo de lançamento de duas fases concebido para satélites de pequena e média dimensão.
Uma empresa aeroespacial europeia efetua o primeiro voo de teste do seu veículo de lançamento orbital a partir da Noruega, esta segunda-feira.
A janela de lançamento do foguetão Spectrum a partir da ilha de Andøya, no norte da Noruega, é das 12h30 às 15h30 (hora da Europa Central), informou a Isar Aerospace, uma empresa privada com sede em Munique.
O lançamento está sujeito a condições climatéricas, de segurança e de infraestrutura de alcance. A empresa disse que também poderia realizar o voo de teste no final da semana.
O Spectrum, com 28 metros de altura, é um veículo de lançamento de duas fases concebido para satélites de pequena e média dimensão.
A empresa exclui em grande medida a possibilidade de o foguetão atingir a órbita no seu primeiro voo completo, afirmando que consideraria um voo de 30 segundos um sucesso.
A Isar Aerospace tem como objetivo recolher o máximo de dados e de experiência durante o primeiro teste integrado de todos os sistemas do veículo de lançamento desenvolvido internamente.
A start-up, que diz ter angariado mais de 400 milhões de euros em capital, espera construir até 40 veículos de lançamento por ano no futuro, numa fábrica nos arredores de Munique. Os veículos de lançamento serão todos utilizados para colocar satélites em órbita.
A Isar Aerospace está separada da Agência Espacial Europeia (ESA), que é financiada pelos 23 Estados-membros.
Há anos que a ESA lança foguetões e satélites em órbita, mas principalmente a partir da Guiana sa - um departamento ultramarino de França na América do Sul - e do Cabo Canaveral, na Florida.