Descolagem de domingo seguiu-se a uma semana de condições meteorológicas adversas, que atrasaram o teste na segunda-feira e no sábado.
Primeiro foguetão orbital lançado da Europa continental: 30 segundos de voo antes de se despenhar.
A Europa deu um o significativo nas suas ambições aeroespaciais com o primeiro lançamento de teste do foguetão Spectrum.
A empresa privada aeroespacial europeia Isar Aerospace completou com êxito o primeiro voo de ensaio do seu foguetão “Spectrum”, apesar de este se ter despenhado no solo poucos segundos após o lançamento, no domingo.
A Isar Aerospace, uma empresa alemã com sede em Munique, lançou o foguetão a partir da base espacial norueguesa na ilha de Andoya, no norte da Noruega. O foguetão descolou da plataforma às 12h30 de domingo e voou durante cerca de 30 segundos antes de se virar e cair, provocando uma forte explosão.
O Spectrum, que tem 28 metros de comprimento, é um foguetão de duas fases especificamente concebido para colocar em órbita satélites de pequena e média dimensão.
Esta é a primeira tentativa de lançar um foguetão de satélite a partir da Europa continental.
“O nosso primeiro voo de teste correspondeu a todas as nossas expectativas e foi um grande sucesso”, afirmou Daniel Metzler, CEO e cofundador da Isar, num comunicado de imprensa. “Tivemos uma descolagem limpa, 30 segundos de voo, e conseguimos também validar o nosso Sistema de Terminação de Voo”.
A descolagem de domingo seguiu-se a uma semana de condições meteorológicas adversas, que atrasaram o teste na segunda-feira e no sábado.
A empresa tinha descartado amplamente a possibilidade de o foguetão atingir a órbita no seu primeiro voo completo, afirmando que consideraria um voo de 30 segundos um sucesso.
O objetivo da Isar Aerospace é recolher o máximo de dados e experiência possível durante o primeiro teste integrado de todos os sistemas do seu veículo de lançamento desenvolvido internamente.
A Isar Aerospace está separada da Agência Espacial Europeia (ESA), que é financiada pelos seus 23 Estados-membros.
A ESA tem vindo a lançar foguetões e satélites em órbita há anos, mas principalmente a partir da Guiana sa e do Cabo Canaveral, na Flórida; por conseguinte, esta foi a primeira tentativa de lançar um foguetão de satélite a partir da Europa continental.