Foi pedido às companhias aéreas que reduzissem os voos em 15% esta segunda-feira, mas, apesar destas medidas preventivas, os atrasos continuam a ser prováveis.
A autoridade sa da aviação civil informou que alguns voos continuavam a ser cancelados e muitos outros estavam atrasados, esta segunda-feira, no aeroporto de Paris-Orly.
Isto acontece um dia depois de os sistemas de controlo do tráfego aéreo terem sofrido uma avaria que causou perturbações substanciais na plataforma sa de ligações aéreas.
“A situação está a melhorar”, declarou a autoridade, conhecida como DGAC, em comunicado.
As companhias aéreas foram convidadas a reduzir os voos em 15% esta segunda-feira, contra uma redução de 40% no domingo.
“Apesar destas medidas preventivas, são esperados atrasos”, refere o comunicado.
Falha no controlo do tráfego provoca cancelamento de centenas de voos em Paris-Orly
No domingo à tarde, 130 voos em Paris-Orly foram cancelados devido à falha do sistema.
Milhares de ageiros foram afetados, incluindo alguns que já se encontravam nos aviões e foram obrigados a desembarcar quando ocorreu a falha.
A DGAC atribuiu a responsabilidade a uma “avaria” no controlo do tráfego aéreo, enquanto uma fonte aeroportuária declarou ao site noticioso 24 que se tratava de uma “falha no radar”.
Que voos foram cancelados hoje no aeroporto de Paris-Orly?
O aeroporto de Paris-Orly serve voos domésticos e internacionais, incluindo para a maioria dos países europeus e para os Estados Unidos.
Os voos para Itália, Espanha, Portugal e sul de França foram, nomeadamente, cancelados esta segunda-feira.
As partidas para Lisboa, Porto, Helsínquia, Roma, Nice e Toulon já foram canceladas esta manhã. Até ao momento, o número de voos afetados durante a tarde parece ser menor.
Os serviços que não foram cancelados deverão registar atrasos ao longo do dia.
Isto deve-se ao facto de as chegadas e partidas estarem a ser distribuídas pelo aeroporto para ajudar a manter um fluxo estável e seguro de aeronaves enquanto a situação está a ser resolvida.
A DGCA e a entidade responsável pela gestão do aeroporto estão a aconselhar os ageiros com voos programados para hoje a ar a sua companhia aérea para obterem as informações mais recentes.
Mais de 33 milhões de ageiros viajaram pelo aeroporto de Paris-Orly no ano ado, cerca de metade do número registado no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, a maior plataforma de ligação aérea da capital sa, de acordo com os dados divulgados pelo concessionário Aeroport de Paris.
O meu voo foi cancelado, tenho direito a indemnização?
Nos termos da legislação do Reino Unido e da UE, os ageiros receberão um reembolso em caso de voo cancelado.
No entanto, é pouco provável que os viajantes tenham direito a uma indemnização adicional pelos serviços cancelados no domingo e esta segunda-feira em Paris-Orly.
Isto porque as companhias aéreas irão provavelmente argumentar que uma falha no controlo do tráfego aéreo é considerada uma “circunstância extraordinária” que não podia ser evitada.
Os ageiros também têm direito a um dever de assistência nos voos com atrasos superiores a duas horas. As companhias aéreas são obrigadas a fornecer refeições ligeiras, se necessário, após um determinado período de tempo.
Se o atraso se prolongar durante a noite, a companhia aérea é obrigada, em teoria, a encontrar e a pagar o alojamento. Na prática, os operadores alegam frequentemente que isso é “demasiado difícil” e convidam os ageiros a reservar o seu próprio alojamento e a pedir o reembolso mais tarde.