A Noruega está a registar um aumento de chegadas de turistas que procuram climas mais frescos.
A Noruega atualizou os seus planos para um imposto sobre visitantes que espera ser capaz de combater os efeitos negativos do turismo excessivo.
O governo anunciou estar a reduzir a taxa proposta que as autoridades locais poderão cobrar aos turistas.
A ministra do Comércio e da Indústria, Cecilie Myrseth, confirmou que a taxa ará a ser de 3% do custo de uma dormida, em vez de 5%.
A Noruega tem vindo a registar um aumento das chegadas à medida que os turistas procuram climas mais frescos, tendo atingido um recorde de 16,7 milhões de dormidas durante os meses de verão de 2024.
Noruega está a introduzir uma taxa turística
A taxa turística norueguesa será um encargo facultativo que pode ser cobrado à discrição das autoridades locais.
As receitas serão utilizadas para financiar projectos que beneficiarão tanto os residentes, como os turistas, como a manutenção de trilhos para caminhadas e a instalação de casas de banho públicas.
Se for aplicada por um município, a taxa aplicar-se-á aos visitantes que pernoitem em qualquer tipo de alojamento, incluindo hotéis, pousadas, parques de campismo e alugueres de curta duração.
As autoridades locais podem também ajustar a taxa em função da época do ano, confirmou Cecilie Myrseth.
“Não é verdade que tenhamos turismo durante todo o ano em todo o país, mas, em alguns locais, certas partes do ano são particularmente exigentes e os custos que os residentes têm de pagar são particularmente elevadas”, disse Myserth à emissora pública norueguesa NRK.
Quando é que os viajantes terão de pagar a taxa turística da Noruega?
De momento, não existe uma data fixa para a introdução da taxa turística, embora existam informações de que poderá ser introduzida já este verão.
O governo ainda tem de aprovar no parlamento o projeto de lei que prevê o imposto, mas vários partidos parecem opor-se à nova taxa.
O departamento de viagens e turismo da Confederação das Empresas Norueguesas (NHO) alertou para o facto de esta medida poder fazer com que os turistas deixem de visitar o destino.
"Estamos agora numa situação muito grave. Introduzir a taxa turística agora é, de qualquer forma, uma loucura", disse um porta-voz da NHO à emissora NRK, no início desta semana.
O imposto proposto também tem sido criticado pelo facto de visar apenas os visitantes que pernoitam, deixando de fora os ageiros de cruzeiros, os excursionistas e os campistas que pernoitam em zonas públicas gratuitas.
Os opositores argumentam que estes são alguns dos tipos de visitantes mais prejudiciais, particularmente em destinos de cruzeiros frequentemente sobrecarregados, como as ilhas Lofoten e o fiorde de Geiranger. Quando é que os viajantes terão de pagar a taxa turística norueguesa?
Noruega está a experenciar um surto turístico
O governo norueguês tem vindo a ponderar a introdução de uma taxa turística há vários anos, em reação ao aumento do número de visitantes.
As temperaturas sufocantes que se fazem sentir nos destinos tradicionais de verão, como Itália e Espanha, estão a provocar uma tendência para a escolha de "férias frescas" no Norte da Europa.
A reforçar esta tendência está o crescente interesse em experimentar fenómenos que ocorrem depois do anoitecer - apelidados de “noturismo” - como as luzes do norte.
A Noruega é considerada um dos melhores locais para a observação de auroras boreais, e o espetáculo celeste está a revelar-se particularmente visível em 2025.