Muhammad Al-Issa, Secretário-Geral da Liga Mundial Muçulmana, em entrevista à Euronews, discute uma vasta gama de questões religiosas e políticas de interesse comum entre a Europa e o mundo islâmico.
O extremismo, a islamofobia e a guerra em curso em Gaza continuam a ser preocupações prementes para os mundos árabe e islâmico e estão a atrair cada vez mais a atenção e o escrutínio mundiais. Estas questões não só afetam as regiões diretamente envolvidas, mas também ressoam em comunidades internacionais mais vastas preocupadas com a paz, a justiça e os direitos humanos.
Os muçulmanos constituem mais de um terço da população mundial, com comunidades minoritárias significativas a viver em toda a Europa. Estas comunidades enfrentam frequentemente desafios complexos na sociedade em geral, incluindo a discriminação, a exclusão social e os mal-entendidos culturais que podem dificultar a integração e o respeito mútuo.
Em entrevista ao The Europe Conversation, a Euronews falou com o Sheikh Dr. Muhammad Al-Issa, Secretário-Geral da Liga Mundial Muçulmana, para discutir um vasto leque de questões religiosas, sociais e políticas de interesse comum entre a Europa e o mundo islâmico.
O Dr. Al-Issa condenou todas as formas de ódio e de divisão, defendendo vivamente a coexistência pacífica e incentivando as minorias muçulmanas na Europa a contribuírem ativamente para o tecido social, cultural e económico dos seus países.
Apesar do conflito em curso no Médio Oriente, o Dr. Al-Issa continua otimista e acredita que, através do diálogo sincero, da justiça e da cooperação, Gaza acabará por recuperar a sua força, estabilidade e dignidade.
Fundada em 1962 e sediada em Meca, a Liga Mundial Muçulmana é uma organização islâmica não governamental dedicada à promoção do Islão, da tolerância e do diálogo inter-religioso. É financiado pela Arábia Saudita e por donativos privados.