Breda junta-se a apenas três outras cidades a nível mundial que alcançaram este estatuto.
A criativa e calcetada cidade holandesa de Breda tornou-se oficialmente a primeira Cidade Parque Nacional da União Europeia.
Oficialmente designada pela National Park City Foundation em maio, Breda junta-se a Londres, Adelaide e Chattanooga como o quarto membro de um movimento global crescente para tornar as áreas urbanas mais verdes, mais saudáveis e mais ligadas à natureza.
Este novo estatuto reconhece mais de uma década de trabalho para recuperar zonas húmidas, tornar as ruas mais verdes e envolver os residentes no processo.
Assinala também uma mudança na forma como as cidades de toda a Europa redefinem a sua relação com a natureza.
O que é uma Cidade Parque Nacional?
A iniciativa National Park City foi lançada no Reino Unido em 2019 para promover uma vida urbana conectada à natureza e ambientalmente justa.
As cidades não precisam de cumprir os critérios tradicionais dos parques nacionais. Em vez disso, devem mostrar um compromisso de toda a cidade com a sustentabilidade, a biodiversidade e o o público a espaços verdes.
A candidatura de Breda chamou a atenção dos avaliadores pela sua forte liderança ambiental, envolvimento dos cidadãos e planeamento urbano que coloca a natureza no seu centro.
"Adorei explorar Breda e conhecer tudo o que estão a fazer para tornar a cidade mais verde, mais saudável e mais selvagem - desde a recuperação de um rio que atravessa o centro da cidade até programas comunitários inovadores de cultivo de alimentos, pequenas florestas criadas por escolas, jardins amigos da vida selvagem e arte pública", afirma Daniel Raven-Ellison, fundador da National Park City Foundation.
"Estou certo de que pessoas de todas as idades e origens em Breda se sentirão inspiradas por se tornarem uma Cidade Parque Nacional e quererão explorar a forma como podem fazer parte do seu crescimento e da sua história."
Breda é agora a quarta cidade a obter o estatuto de Cidade Parque Nacional, juntando-se a Londres, Adelaide e, mais recentemente, Chattanooga. Nove outras cidades estão atualmente a trabalhar nesse sentido.
O que é que Breda fez para ganhar o título?
Há muito que Breda dá prioridade a soluções baseadas na natureza, desde a transformação de cais em jardins urbanos biodiversos até à substituição de ladrilhos de betão por relva, canteiros de flores e árvores.
Atualmente, 60% de Breda é constituída por espaços verdes, desde florestas históricas como a de Mastbos - uma das mais antigas dos Países Baixos - a reservas naturais, parques e cursos de água. Até 2030, os líderes locais pretendem torná-la numa das cidades mais ricas em natureza da Europa.
Mas este estatuto reflete também a adesão dos habitantes.
A cidade tornou-se líder na conceção ecológica, utilizando soluções baseadas na natureza para melhorar a habitabilidade e gerir os riscos climáticos. E os residentes têm participado ativamente nesse processo, muitas vezes tornando as suas ruas mais verdes, instalando jardins nos telhados e desenvolvendo pátios verdes nas escolas, de acordo com o Breda Stad in een Park, um movimento de base que ajudou a liderar os esforços da cidade para se tornar uma Cidade Parque Nacional.
"Este título é um reconhecimento para os muitos residentes, empresários e organizações que estão empenhados em tornar Breda mais verde e uma inspiração para continuar a fazê-lo", diz Joost Barendrecht, presidente do Breda Stad in een Park.
"É um incentivo para que mais pessoas se entusiasmem com a ideia de começar a cultivar vegetação. Não tem de ser sempre grande. Um [simples] jardim é um bom contributo."
Porque é que isto é importante para as cidades da Europa
Em toda a UE, as cidades estão cada vez mais a seguir a mesma direção que Breda.
Desde as zonas sem carros emParis até aos esforços de proteção contra inundações emCopenhaga, os líderes locais estão a responder às alterações climáticas e ao declínio da biodiversidade com iniciativas que visam tornar os aglomerados urbanos mais verdes, mais habitáveis e preparados para o futuro.
Por exemplo, o o a espaços verdes reduz significativamenteos riscos para a saúde relacionados com o calor - um benefício que Breda exemplifica atualmente e que outrascidades europeias poderão tentar imitar.
"Londres e Breda são as primeiras Cidades-Parque Nacionais na Europa, mas não faltam outras que querem e precisam de ser mais verdes, mais saudáveis, mais selvagens, mais frescas e mais justas", afirma Raven-Ellison.
"As Cidades-Parque Nacionais estão a ajudar a mostrar o caminho, formando relações fortes e trocando otimismo, ideias, conhecimentos e energia."