Um novo parque temático da Disney está a chegar e é o primeiro a ser construído no Médio Oriente.
A Disney vai construir o seu sétimo parque temático nos Emirados Árabes Unidos, anunciou esta quarta-feira a empresa de entretenimento.
A estância à beira-mar será construída na ilha de Yas, nos arredores de Abu Dhabi, que já acolhe o Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1, os parques de diversões Ferrari e Warner Bros, o SeaWorld e um parque aquático.
Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos, uma federação de sete emirados na Península Arábica. Com uma população de 9 milhões de habitantes, tem vindo a aumentar o número de turistas ao longo dos anos graças às suas companhias aéreas de longo curso Emirates e Etihad Airways. O boom imobiliário e os números mais elevados de sempre do turismo na cidade fizeram do Dubai, por exemplo, um destino e não apenas uma escala.
A Disney e a Miral, o promotor de Abu Dhabi que está a supervisionar o projeto, esperam capitalizar os 120 milhões de ageiros aéreos que am por Abu Dhabi e Dubai todos os anos.
Embora durante muito tempo tenha sido vista como mais fechada do que as praias e a vida noturna agitada do vizinho Dubai, Abu Dhabi também alberga o Louvre Abu Dhabi e há mais museus atualmente em construção.
O anúncio do parque temático foi feito antes de uma visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à região, na próxima semana. Trump prometeu uma série de acordos comerciais com a Arábia Saudita, o Catar e os Emirados Árabes Unidos.
O parque temático será construído e explorado pela Miral, a empresa envolvida no desenvolvimento de quase todos os complexos de entretenimento construídos na ilha.
Entretanto, a Disney encarregar-se-á da conceção e do desenvolvimento, licenciando também a sua propriedade intelectual e prestando serviços de desenvolvimento e gestão, de acordo com um documento regulamentar.
A empresa californiana não fornecerá qualquer capital para o projeto. Receberá royalties com base nas receitas da estância. Receberá também taxas de serviço.
No ano ado, a Disney anunciou que estava a planear investir 60 mil milhões de dólares (55,3 mil milhões de euros) nos seus parques temáticos nos próximos 10 anos, que continuam a ser um dos seus maiores geradores de receitas.
Não foi anunciada uma data prevista para a abertura do parque dos Emirados Árabes Unidos.