Para além do barco que naufragou perto da cidade de Ambleteuse, foram também resgatadas pessoas perto de Le Portel e de La Becque d’Hardelot.
Pelo menos oito migrantes morreram este domingo, depois de um barco com destino ao Reino Unido se ter afundado no Canal da Mancha.
Durante a noite, as autoridades detetaram uma embarcação em perigo perto da cidade de Ambleteuse, no norte de França, e enviaram um navio de salvamento para o local. A embarcação que naufragou transportava dezenas de migrantes, tendo 53 destes recebido assistência médica já na praia.
Apesar dos cuidados prestados aos migrantes, as autoridades marítimas sas informaram que oito pessoas não resistiram aos ferimentos e acabaram por morrer.
“Nunca vi nada assim na minha vida. Estamos perante oito vítimas, e elas não vieram para aqui para tentar morrer. Vieram para tentar chegar a Inglaterra”, disse o presidente da câmara de Ambleteuse, Stéphane Pinto.
Seis pessoas, incluindo um bebé de 10 meses com hipotermia, tiveram de ser hospitalizadas após o incidente.
Os sobreviventes ao incidente são oriundos da Eritreia, Sudão, Síria, Afeganistão, Egito e Irão. Os migrantes que não foram hospitalizados foram levados para um pavilhão desportivo local, e as autoridades sas abriram um inquérito sobre o naufrágio.
Pior naufrágio do ano no canal tinha acontecido há menos de 15 dias
Este incidente ocorreu menos de 15 dias depois daquele que foi classificado como o pior naufrágio do ano no Canal da Mancha, que custou a vida a dezenas de pessoas. Também estes migrantes estavam a fazer a travessia de França para o Reino Unido.
Nas últimas 24 horas, foram resgatadas 200 pessoas no Canal da Mancha, segundo números oficiais da Prefeitura Marítima da Mancha e do Mar do Norte.
Perto de Le Portel, em França, foram resgatadas 55 pessoas que se tinham lançado ao mar num bote sem condições suficientes de navegação. Já perto de La Becque d’Hardelot, também em França, quase 150 pessoas foram resgatadas quando tentavam atravessar o Canal da Mancha.
De acordo com as autoridades britânicas, pelo menos 22 mil migrantes e requerentes de asilo chegaram à costa do Reino Unido, a partir do norte de França, só este ano.