O ministro do Interior turco ou o ministro grego da Política Marítima e Insular e expressou o seu desconforto perante as "violações" que disse considerar "inaceitáveis".
Vídeos de barcos da guarda costeira da Grécia a violarem as águas territoriais da Turquia, em duas datas diferentes, foram captados por cidadão turcos e divulgados online.
As primeiras imagens mostram um barco da guarda costeira grega a aproximar-se da praia de Akyarlar, na península de Bodrum, na cidade de Mugla. O site de notícias turco Bodrum Kent TV também divulgou as imagens que mostram os guardas gregos a perseguirem um barco Zodiac com uma pessoa a bordo, que se acredita ser um migrante ilegal, tendo parado a menos de 100 metros da costa e voltada para trás
Já no segundo vídeo, que foi registado na cidade portuária de Datcha, os guardas gregos vão até à costa para capturar um barco Zodiac, mas a pessoa que se encontrava dentro do barco foge antes de ser capturada. Nessa altura, um soldado grego sai do barco da guarda costeira e entra no Zodiac vazio, tendo ambas as embarcações regressado à Grécia.
A guarda costeira turca foi alertada pelos cidadãos sobre o incidente, mas os guardas gregos já tinham partido.
Na sequência dos incidentes, o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, telefonou ao ministro grego da Política Marítima e Insular, Christos Stylianides. De acordo com uma declaração do ministério do Interior, Yerlikaya expressou o “desconforto sentido pela violação e afirmou que tais violações são inaceitáveis para manter boas relações de vizinhança”.
O ministério do Interior turco indicou, ainda, que a parte grega deu início a uma investigação e que informará as autoridades turcas das suas conclusões.