Os aeroportos estão a pedir aos ageiros que monitorizem os conselhos de viagem locais e os localizadores de voos para obterem actualizações.
Um apagão paralisou grande parte de Portugal e Espanha esta segunda-feira, interrompendo a circulação de comboios e causando grandes perturbações nos aeroportos.
A Red Eléctrica espanhola informou que o restabelecimento da eletricidade em grande parte do país e no vizinho Portugal poderá demorar entre 6 a 10 horas.
As capitais Madrid e Lisboa, bem como Sevilha, Barcelona e Valência, ficaram sem Internet e sem eletricidade, mergulhando as redes de transportes no caos.
Eduardo Prieto, chefe de operações da Red Eléctrica, disse aos jornalistas que a situação não tem precedentes, classificando-a de "excecional e extraordinária".
Eis o que os viajantes precisam de saber sobre os serviços ferroviários e as operações de voo em Espanha e Portugal.
Voos cancelados nos aeroportos espanhóis e portugueses
O corte de energia provocou o caos nos aeroportos de Espanha e Portugal. Não se registaram encerramentos totais, uma vez que os aeroportos estão a funcionar com sistemas eléctricos de reserva.
No entanto, alguns voos sofreram atrasos ou foram cancelados, segundo a Aena, a empresa que gere 56 aeroportos em Espanha, incluindo Madrid e Barcelona.
No aeroporto de Madrid, muitos voos para destinos em Espanha e de/para Portugal foram cancelados. Poderá haver mais alterações de horários durante a noite se a eletricidade não for restabelecida em breve.
Algumas partidas de Madrid e Lisboa para os EUA estão gravemente atrasadas e os voos noturnos para a América Latina poderão ser afectados por uma falha prolongada, deixando milhares de ageiros potencialmente retidos.
No aeroporto de Barcelona, os voos internacionais estão a operar com um atraso de uma ou duas horas, enquanto muitos voos domésticos foram cancelados.
Outros aeroportos que servem destinos como Alicante, Málaga, as Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares estão a registar apenas alguns voos domésticos.
Num post no X, a Aena aconselhou os ageiros a ar a sua companhia aérea para obter informações actualizadas.
Em Lisboa, os terminais fecharam e uma multidão de turistas sentou-se ao sol e à sombra, à espera de notícias sobre os seus voos.
"Não vimos nenhum avião a chegar ou a partir nos 50 minutos em que estamos aqui à espera", disse o turista holandês Marc Brandsma à The Associated Press.
A EasyJet oferece aos ageiros retidos transporte gratuito
A EasyJet divulgou um comunicado no início do dia, afirmando que o apagão estava a afetar o o a alguns aeroportos e a afetar as suas operações de voo em Lisboa, Madrid e Barcelona.
"Tal como todas as companhias aéreas, estamos a sofrer algumas perturbações no nosso programa de voos, o que significa que alguns voos de regresso de Lisboa e Madrid não puderam ser operados", afirmou a companhia aérea. "O nosso programa de voos nos aeroportos do Porto e Faro está a funcionar como planeado".
A companhia aérea está a pedir aos ageiros que monitorizem os conselhos de viagem locais e os rastreadores de voo para obter atualizações.
Segundo a BBC, os ageiros em Espanha ou Portugal que não possam viajar estão a receber transferências gratuitas no prazo de 72 horas ou um vale de voo.
Redes ferroviárias em Espanha e Portugal paralisadas
Os serviços ferroviários em ambos os países estão num caos.
O vídeo difundido pela televisão espanhola mostrava pessoas a evacuar estações de metro em Madrid e estações vazias com comboios parados em Barcelona.
O operador ferroviário Renfe anunciou, pouco depois do meio-dia, que "toda a rede eléctrica nacional estava cortada" e que os comboios não podiam partir das estações.
Às 16h30 CET, a Renfe confirmou que todos os serviços continuavam suspensos devido aos cortes de eletricidade.
A rede ferroviária portuguesa também foi afetada pelo apagão, mas os viajantes já estavam preparados para as perturbações devido a uma greve nacional que levou à suspensão dos serviços ferroviários na segunda-feira.
Embora também se tenham verificado falhas de energia em algumas zonas de França, os comboios não parecem ter sido afectados.
"Em França, houve casas sem eletricidade durante vários minutos no País Basco. Entretanto, toda a energia foi restabelecida", declarou a RTE, o operador francês de eletricidade.