As autoridades emitiram um alerta de tsunami na região pouco depois do tremor, que foi sentido em locais tão distantes como Israel, Síria e Egito.
Um terramoto de magnitude 6,0 atingiu a costa da ilha grega de Creta ao início da manhã desta quarta-feira, 14 de maio.
As autoridades emitiram um alerta de tsunami na região pouco depois do tremor, que foi sentido em locais tão distantes como Israel, Síria e Egito.
Os turistas estão a ser avisados para se manterem afastados das zonas costeiras do popular local de férias.
Eis as últimas informações sobre viagens fornecidas pelo governo local:
Turistas em Creta aconselhados a afastarem-se das zonas costeiras
O terramoto ocorreu a uma profundidade de 35 quilómetros e teve o seu epicentro perto das ilhas de Kasos e Karpathos, no Mar Egeu. O Ministério da Crise Climática e da Proteção Civil da Grécia emitiu um alerta de tsunami de precaução para a zona, incluindo a costa leste de Creta e a ilha de Rodes.
As autoridades instaram os residentes e os turistas da ilha a manterem-se afastados da costa e a deslocarem-se para zonas mais altas.
"Ocorreu um terramoto de magnitude 5,9 a 48 km a sudeste de Kasos. Risco de possível tsunami na vossa área", publicou o Ministério no X esta manhã. A magnitude foi posteriormente atualizada para 6,0. "Afastem-se imediatamente da costa. Sigam as instruções das autoridades locais".
O desfiladeiro de Samaria, um dos percursos pedestres mais populares de Creta, está temporariamente encerrado enquanto as autoridades verificam se houve danos no percurso: "A Organização do Ambiente Natural e das Alterações Climáticas anuncia que, devido ao terramoto que ocorreu hoje a sul de Kasos, o desfiladeiro permanecerá encerrado aos visitantes, a fim de verificar se existem possíveis quedas de rochas no percurso", afirmaram as autoridades. "Um novo anúncio será feito no final da tarde."
Não foram emitidos avisos de viagem para as ilhas gregas
Os governos estrangeiros ainda não emitiram avisos de viagem, pelo que atualmente ainda é considerado seguro visitar a Grécia e as suas ilhas.
Isto significa também que, caso opte por não avançar com a sua viagem, é pouco provável que receba uma indemnização.
Até ao momento, não há notícia de feridos ou de danos importantes provocados pelo terramoto, mas as autoridades estão a acompanhar de perto a situação e advertiram as pessoas para que se mantenham vigilantes.
Se estiver de férias ou prestes a viajar para Creta, Kasos ou Karpathos, certifique-se de que está a par das últimas informações.
Creta e a região circundante são consideradas uma das zonas sismicamente mais activas da Europa.
Em outubro de 2021, um terramoto de magnitude 6,3 abalou a ilha, poucas semanas depois de outro terramoto ter matado uma pessoa e ferido várias outras.