Os viajantes que se deslocam a Roma devem contar com encerramentos, restrições à entrada de visitantes e multidões em algumas das principais atrações da cidade.
Os turistas que reservaram a sua visita a Roma nas próximas semanas irão viver um momento histórico raro.
Na sequência da morte do Papa Francisco, a 21 de abril, será decretada uma série de rituais e procedimentos religiosos que poderão ter impacto nos planos de viagem.
Espera-se que as multidões e as filas de espera sejam particularmente grandes, especialmente porque as celebrações do Ano Jubilar da Igreja Católica 2025 já estão a atrair um número crescente de visitantes.
Eis o que deve saber sobre as perturbações de viagem previstas em Roma ou, se está a planear uma viagem para assistir a algumas das tradições religiosas, onde pode participar nelas.
Aviso de viagem em Roma: atrações encerradas e longas filas de espera
Os viajantes que se deslocam a Roma nas próximas semanas foram avisados de que podem contar com encerramentos, restrições à entrada de visitantes e multidões em algumas das principais atrações da cidade.
Os principais locais turísticos de Roma no Vaticano - o coração da Igreja Católica - serão agora absorvidos pelos processos de luto e de reeleição.
Os turistas devem contar com o limitado à Basílica de São Pedro, onde o corpo do Papa Francisco repousará a partir desta quarta-feira, 23 de abril.
Enquanto os enlutados se aglomeram para prestar a sua homenagem, os turistas que desejem visitar a igreja devem contar com longas filas de espera e segurança reforçada.
Algumas zonas da basílica poderão não estar íveis, incluindo a cúpula. As visitas guiadas à basílica estão suspensas, uma vez que o o é feito através da Capela Sistina.
O Papa Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, um majestoso santuário classificado pela UNESCO que contém um pedaço do Santo Presépio e um ícone venerado da Virgem Maria como protetora do povo romano.
É provável que o o à igreja seja limitado devido aos preparativos para o funeral e o enterro.
Quando é que a Capela Sistina será encerrada?
Cerca de 15 a 20 dias após a morte do pontífice, terá início o conclave, um processo histórico para determinar o próximo papa.
Nesta reunião estritamente confidencial, os cardeais católicos romanos ficam fechados na Capela Sistina até que seja tomada uma decisão.
Como tal, a sala adornada pelos frescos de Miguel Ângelo estará fechada durante cerca de uma semana antes do início do conclave e permanecerá fechada durante todo o processo.
É provável que volte a abrir alguns dias após o fim do conclave, como tem acontecido após a morte de Papas anteriores.
As datas exatas do encerramento ainda não foram anunciadas.
O o à capela faz-se através dos Museus do Vaticano. Estes permanecerão abertos aos visitantes com todas as outras partes íveis, incluindo as Salas de Rafael, de acordo com o operador turístico Through Eternity Tours.
No entanto, as visitas aos Jardins do Vaticano serão suspensas por razões de segurança, uma vez que os cardeais são transportados de autocarro da capela para os seus alojamentos através dos jardins.
Milhões de pessoas são esperadas em Roma para o funeral do Papa
Embora possa ser dececionante não ver a Capela Sistina ou a Basílica de São Pedro, uma visita neste período pode ser também uma experiência única na vida (a expressão italiana para "uma vez na lua azul" é "sempre que morre um Papa").
Espera-se que visitantes de todo o mundo se desloquem a Roma nas próximas semanas para terem a oportunidade de testemunhar este acontecimento monumental para a Igreja Católica.
"Historicamente, durante o falecimento de um papa - como vimos em primeira mão em abril de 2005 durante a morte do Papa João Paulo II - os viajantes testemunharam um momento profundo da história", disse James Ridgway, CEO da ETS, especialista em viagens cristãs, à Travel Weekly.
"Embora alguns locais em torno da Basílica de São Pedro e da Cidade do Vaticano tenham sido encerrados ou o o restringido, muitos viajantes puderam participar em reuniões públicas, memoriais e serviços de oração, criando uma experiência profundamente significativa".
Se está a planear uma viagem de curta duração para participar em alguns dos eventos fúnebres e de reeleição, deve contar com preços de voos mais elevados.
"Veremos definitivamente um aumento nos preços dos voos para Roma e Itália nas próximas semanas, à medida que os fiéis se reúnem para prestar homenagem e potencialmente para ver o anúncio do novo Papa", disse Angus Kidman, especialista em viagens da Finder, ao site australiano news.com.au.
O corpo do Papa será velado em São Pedro de quarta-feira até sábado, 26 de abril, quando o funeral terá lugar.
Espera-se que o acontecimento atraia grandes multidões, possivelmente maiores do que o do Papa João Paulo II em 2005, que contou com a presença de aproximadamente quatro milhões de pessoas.
Onde assistir ao anúncio do novo Papa
Quando o conclave começar, a Praça de S. Pedro permanecerá aberta, mas estará repleta de visitantes e de meios de comunicação social.
O resultado das rondas de votação é indicado através do fumo libertado pela chaminé da capela - preto para inconclusivo, branco para a eleição bem sucedida de um novo papa.
De acordo com o National Catholic Reporter, é possível ver o fumo da capela duas vezes por dia - por volta do meio-dia, após as duas primeiras votações, e novamente às 19 horas, após a última ronda de votações.
O fumo branco pode aparecer mais cedo, por volta das 10h30 ou das 17h30.