Os viajantes têm partilhado as suas experiências que incluem picos altos e baixos de energia.
Quando já se vêm as férias ao fundo do horizonte, pode ser difícil olhar para o final da aventura. Mas depois - ou mesmo durante - a excitação de uma viagem no estrangeiro, muitos viajantes relatam sentir-se esgotados.
Então, o que é que se pode fazer para evitar o cansaço das viagens? É essa a questão que a comunidade de viajantes do Reddit tem vindo a debater, depois de um utilizador ter publicado a sua experiência pós-viagem.
"Costumava viajar muito quando era mais novo - estou agora na casa dos 30. Fiz uma viagem de ida e volta esta semana em trabalho, a primeira vez que viajei sozinho em quase 20 anos", escreveram ontem.
"Caramba! Desde que voltei, tudo o que quero fazer é dormir, relaxar, ver programas, doi-me o corpo, a garganta está dorida, a cabeça dói um pouco, quase como se estivesse doente. É o segundo dia disto depois de ter regressado! Isto é normal???".
Os utilizadores do Reddit foram rápidos a tranquilizar o autor do post original, dizendo que já tinham ado pelo mesmo fenómeno.
"É normal. Acho que mudar de hotel constantemente me cansa mais do que férias menos acelaradas hoje em dia", respondeu um companheiro de viagem de trinta e poucos anos.
"Fiz uma viagem de 18 dias pela Europa Ocidental... quando voltámos a Paris para os últimos três dias, não queríamos ir a lado nenhum", confessou outro.
As viagens são cansativas ou energizantes?
Para alguns turistas, a viagem em si é uma fonte de energia e de estímulos, sendo que o cansaço só aparece no fim da viagem.
"Curiosamente, sinto-me cheio de energia quando viajo e exausto quando volto para casa", escreveu um deles.
"Consigo dar 20 mil os e fazer um dia a visitar atrações sem problemas, durante duas semanas. Mas assim que chego a casa, volto à vida de lesma. Se calhar é a estimulação e a adrenalina/excitação que me fazem viajar. Eu simplesmente adoro".
Algumas pessoas no Reddit referiram que a energia das viagens (ou a falta dela) não vem do nada, mas está, naturalmente, relacionada com os níveis gerais de energia e de condição física do viajante.
O que é que a idade tem a ver com isso?
Como é frequente, a resposta com mais 'upvotes' foi engraçada: "Tenho 40 anos e estou exausto sempre que tenho de sair de casa, por isso, sim", escreveu um utilizador.
Mas em resposta, outro viajante argumentou que o autor do post não se devia sentir tão cansado numa idade tão alegre.
Ao partilhar a sua própria experiência, uma pessoa de 44 anos disse que continua a viajar de mochila às costas, a ficar em albergues e a dar 25 mil a 40 mil os por dia nas suas viagens. "O meu principal estímulo é a média de 10 mil os por dia durante todo o ano na minha vida quotidiana", acrescentou. "Isso mantém-me ágil".
Outros, mostraram-se preocupados com o facto dos sintomas do autor do cartaz apontarem de facto para uma doença real.
"Só estou a dizer que é possível que estejas doente", diz um comentário, com mais de 100 votos positivos. "É normal sentirmo-nos exaustos, especialmente se a viagem foi muito atarefada, mas dores de garganta, dores no corpo e dores de cabeça não são necessariamente normais".
"Viajar pode implicar estar exposto a muitas doenças", sublinha outro. "É preciso descansar muito depois".
Planeie com antecedência, mas não demasiado. Principais dicas para evitar a fadiga de viagem
Embora possa ser difícil evitar uma constipação, especialmente em dezembro, os viajantes frequentes estão cheios de conselhos para evitar a fadiga durante viagem.
Um homem de 35 anos sublinhou a importância de planear com antecedência, para não se sobrecarregar no presente.
"Normalmente, planeio as minhas férias para oito a dez dias. Nunca me senti esgotado. Os meus pés doem-me muito depois de algum tempo de férias porque nunca sei onde parar, o o dia inteiro a fazer coisas. Mas acho essa dor agradável", escreveram.
"Acho que não ter um plano pode causar isso", sugeriram, em relação à situação do autor original. "Normalmente, tenho planos detalhados para o dia a dia, o que me motiva. Não sei se estaria tão determinado se alguém me deixasse num sítio que não pesquisei e esperasse que eu o tivesse como férias.
"Planear leva tempo e o meu tempo de férias é para férias, não para planear."
Bem dito. E foi repetido por outro autor: "A maior parte das pessoas tenta meter demasiadas coisas no seu horário todos os dias. Faça pausas mais longas entre as atracções, onde pode simplesmente ear ou sentar-se num café. São férias e não um trabalho, não estamos lá para "completar" as férias. Está lá para as desfrutar".
Ouvir o seu corpo sobre quando "deixar andar" é fundamental, disse outro utilizador do Reddit, que também aconselhou a tomar suplementos de reforço imunitário durante a viagem.
O auto-conhecimento e o facto de não se esforçar demasiado são temas comuns nos conselhos sobre viagens. A primeira dica da viajante especializada Louisa Rodgers é "conhecer o seu inimigo". As multidões ou o trânsito são fatores que provocam o seu cansaço, por exemplo? Elabore uma estratégia em função disso.
No final do dia, pode ser difícil evitar o facto de que viajar pode ser fisicamente desgastante. Mas a beleza de conhecer novos sítios é que, invariavelmente, nos faz sentir mentalmente revigorados.