A Lua vai dar uma dentada no Sol no sábado e será visível em todo o Hemisfério Norte, incluindo em toda a Europa. Eis o que deve saber.
Mais uma semana, mais um acontecimento celeste para nos maravilharmos. Este fim de semana, a Lua vai dar a ilusão de arrancar um pedaço do Sol durante um eclipse parcial.
O eclipse será visível em toda a Europa no sábado, bem como no oeste de África, no leste da América do Norte e no norte da Ásia.
No resto do hemisfério norte, o Sol vai encolher mais no nordeste dos Estados Unidos, na Gronelândia e no leste do Canadá.
Mesmo num eclipse parcial, não se esqueça de proteger os seus olhos.
Eis o que esperar na Europa, quando o poderá ver e como o observar em segurança.
O que acontece durante um eclipse solar parcial?
Durante um eclipse solar parcial, a Lua a entre o Sol e a Terra. A Lua projeta uma sombra na Terra e bloqueia apenas parcialmente o Sol, fazendo-o aparecer como um crescente.
Ao contrário de um eclipse solar total, não há totalidade, pelo que os especialistas dizem que deve ser usada proteção ocular adequada durante todo o tempo.
"Os eclipses são apenas um jogo de luz e sombra entre o Sol, a Lua e a Terra", disse Auriane Egal do Planetário de Montreal.
De acordo com a NASA, os eclipses solares e lunares ocorrem entre quatro e sete vezes por ano.
Devido à órbita inclinada da Lua em torno da Terra, eles tendem a vir em pares. Em meados de março, por exemplo, um eclipse lunar total tornou a Lua vermelha.
Quando é que será visível na Europa?
Para ver o eclipse, consulte os sítios Web de astronomia para saber quando começa na sua região.
O espetáculo está previsto para o nascer do Sol na maior parte das Américas, ao fim da manhã na Europa Ocidental e em África e à tarde na Europa Oriental e no Norte da Ásia.
Durante o eclipse, o Sol tornar-se-á lentamente num crescente à medida que a Lua parece cobri-lo e o dia poderá ficar mais escuro.
"Vai parecer um dia particularmente nublado", disse Juan Carlos Muñoz-Mateos do Observatório Europeu do Sul.
Verifique as condições climatéricas antes de sair de casa. É preferível um céu limpo, longe de edifícios altos e das luzes da cidade.
O que é que se deve usar para o ver?
É necessário usar óculos de proteção, mas os espectadores podem apreciar o espetáculo de forma indireta, por exemplo, fazendo um projetor pinhole com materiais domésticos.
Segurar um coador produzirá um efeito semelhante. Olhar para o chão debaixo de uma árvore à sombra pode produzir sombras crescentes à medida que a luz do sol se filtra através dos ramos e das folhas.
Outro eclipse lunar total e um eclipse solar parcial voltarão em setembro, com as melhores vistas do eclipse solar na Antárctida e na Nova Zelândia.