Medo em Nápoles após um tremor de terra de magnitude 4,4 na escala de Richter. Vários danos no bairro de Bagnoli, na zona de Campi Flegrei. Uma mulher ficou ferida.
Noite de medo em Nápoles, depois de um terramoto de magnitude 4,4 na escala de Richter ter sido sentido pela 1:25 da madrugada de quarta para quinta-feira - menos uma hora em Lisboa. O epicentro do sismo foi registado pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (Ingv) a uma profundidade de dois quilómetros ao largo da cidade de Pozzuoli.
Foi o terramoto mais forte dos últimos quarenta anos na região vulcânica de Campi Flegrei, juntamente com o de 20 de maio de 2024. Segundo os especialistas, este fenómeno está ligado à aceleração do ritmo de subida do solo: no último período, a subida foi de 1 a 3 centímetros por mês.
O terramoto foi sentido em toda a região napolitana, mas os maiores danos foram registados no bairro de Bagnoli. Uma mulher, que não sofreu ferimentos graves , foi socorrida pelos bombeiros. Um teto falso desabou numa casa e vários carros foram danificados pelos escombros que caíram dos edifícios. Algumas famílias ficaram retidas nos andares superiores porque as portas de entrada das suas casas estavam trancadas. O terramoto danificou também a torre do sino da igreja de Sant'Anna
Inspeções em curso
Após o primeiro tremor, o Ingv registou um enxame sísmico com mais seis tremores menores com uma magnitude até 1,2. Na manhã de quinta-feira, os bombeiros assinalaram quarenta inspeções e outras setenta ainda por efetuar. A Trenitalia informou que há atrasos nas linhas Nápoles - Salerno via Monte del Vesuvio, AV Nápoles - Roma, Nápoles - Roma via Formia e Cassino devido a verificações técnicas.
Os cidadãos da região saíram à rua e alguns deslocaram-se para pontos de encontro. Registaram-se momentos tensos com a polícia na antiga base da NATO em Bagnoli, quando os cidadãos arrombaram os portões para entrar com os seus carros.
Após uma reunião na autarquia, na qual também participou o presidente da Câmara de Nápoles, Gaetano Manfredi, as escolas do décimo município de Bagnoli-Fuorigrotta foram encerradas esta quinta-feira . Em Pozzuoli, foram criadas áreas de espera para a população, para auxiliar os cidadãos que aram a noite nos carros.