De acordo com os resultados do recenseamento de terça-feira, 41,12% da população do Montenegro identifica-se como montenegrina, enquanto cerca de 33% se identifica como sérvia, um aumento notável.
Os resultados do recenseamento de 2023 do Montenegro foram revelados na terça-feira, indicando que a maioria da população do pequeno país se identifica como montenegrina, cerca de 41%.
A contagem revela uma diminuição dos montenegrinos em relação ao último recenseamento, realizado em 2011, quando cerca de 45% se identificavam como tal. O censo do ano ado mostra que a percentagem de cidadãos que se identificam como sérvios aumentou em mais de quatro por cento, atingindo agora 33%.
Dos restantes, 9,45% são bósnios, 4,97% são albaneses, 2,06% são russos e 1,63% são muçulmanos; 2,88% da população não quis declarar uma etnia. Os resultados foram publicados pelo Serviço de Estatística do Montenegro, MONSTAT.
A composição étnica do Montenegro é, desde há muito, uma questão sensível, tal como no resto dos Balcãs, especialmente desde o desmembramento da Jugoslávia na década de 1990.
Por conseguinte, as questões de etnia e nacionalidade desempenham um papel político importante aquando da divulgação dos resultados do recenseamento.
O Montenegro separou-se da Sérvia em 2006, tornando-se a última república a separar-se da antiga Jugoslávia. E embora a Sérvia e o Montenegro tenham mantido relações relativamente boas, as tensões étnicas são uma presença constante nos Balcãs Ocidentais.
O aumento da população sérvia no Montenegro poderá afetar a política pró-sérvia no país, bem como a dos nacionalistas montenegrinos.