O lago Prespa faz fronteira com a Macedónia do Norte, a Albânia e a Grécia.
O Lago Prespa, cujas águas são partilhadas por três Estados dos Balcãs, a Macedónia do Norte, a Albânia e a Grécia, está a desaparecer.
Para evitar esta catástrofe ambiental causada pelas alterações climáticas, as organizações não governamentais dos três países dos Balcãs criaram o Fórum para o Desenvolvimento da Região de Prespa.
"As organizações não governamentais dos três Estados querem apelar às instituições e às autoridades locais para que acelerem os esforços de ligação institucional e de concretização dos planos de ação", declarou Ljupco Krstevski, da ONG Eurothink, da Macedónia do Norte.
"Foi feita muita investigação, foram adotados muitos documentos estratégicos, mas falta a sua implementação e os cidadãos registam isso da melhor forma e esperam que os três Estados tomem medidas urgentes o mais rapidamente possível".
No Fórum, representantes da Fundação do Lago de Constança contaram a sua experiência na gestão de um ecossistema partilhado por três países. Nos anos 60, a Suíça, a Alemanha e a Áustria am um acordo político para proteger o Lago de Constança.
"A sociedade civil não pode esperar que alguns políticos nas capitais tenham a mentalidade de que isso é importante, por isso as pessoas aqui e os autarcas, se perceberem que isso é importante, podem influenciar os políticos ao mais alto nível para que façam cumprir os acordos", disse Volker Kromrey, da Fundação do Lago de Constança.
O Lago de Constança e o Lago Prespa são os únicos locais na Europa cujas águas são partilhadas por três países.
Veja acima a reportagem completa.