O busto mítico que outrora esteve em cima da campa de Jim Morrison, em Paris, foi encontrado por acaso durante uma busca ligada a um caso de fraude. Resta saber se o cemitério Père Lachaise vai recuperar a escultura.
Em 1981, por ocasião do décimo aniversário da sua morte, aos 27 anos de idade, foi instalada uma escultura na campa do lendário cantor e poeta americano Jim Morrison, no cemitério Père Lachaise, em Paris.
A emblemática estátua de mármore branco, criada pelo escultor croata Mladen Mikulin, e que representava o vocalista dos The Doors, foi roubada do famoso cemitério a 9 de maio de 1988 e estava desaparecida desde então. Ninguém sabe quem a roubou e porquê, como diria a banda "People Are Strange", ou "as pessoas são estranhas".
Agora, 37 anos depois, o busto desaparecido de Morrison foi acidentalmente encontrado, na sequência de uma investigação da Brigada Financeira e Anti-Corrupção da Polícia Judiciária de Paris. "Foi uma descoberta casual durante uma busca efetuada no âmbito de um caso de fraude que levou à recuperação do busto", de acordo com o Ministério Público.
O departamento de Investigação Criminal da Prefeitura de Paris (DPJ-PP) publicou uma foto da estátua, na sua conta de instagram, juntamente com uma mensagem anunciando a sua descoberta.
A infame escultura, que pesa 128 quilos, não parece ter sido danificada, apesar de manter o nariz partido e a estátua coberta de graffitis, que já acontecia quando desapareceu há 37 anos.
Benoît Gallot, conservador do cemitério Père-Lachaise, disse ao jornal Le Figaro que ainda não sabe o que vai acontecer à escultura redescoberta. "A polícia não nos contatou, por isso não sei se o busto nos será devolvido", afirmou.
Os fãs dos The Doors e de Morrison esperam que a escultura regresse à sua legítima casa, já que a campa do cantor continua a ser uma das mais visitadas do cemitério Père Lachaise e onde se depositam todos os dias notas, velas e flores.
Desde o roubo de 1988, o túmulo tem estado sob video vigilância, assim, há menos hipóteses de Jim voltar a desaparecer...