A Áustria foi a vencedora da edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção com 436 pontos, tendo Israel ficado em segundo lugar. Portugal, que conseguiu a quinta final consecutiva no concurso, ficou na 21.ª posição.
O Festival Eurovisão 2025 chegou ao fim e coroou um novo rei: Johannes Pietsch, conhecido como JJ, da Áustria. O cantor de ópera foi o vencedor com um total de 436 pontos, 154 dos quais obtidos através do voto popular.
A música “Wasted Love”, um tema que mistura ópera, eletrónica e drama, também conquistou o júri profissional, que lhe atribuiu 258 pontos. O júri colocou a Áustria, a Suíça e a França em primeiro lugar. Em segundo lugar ficou Israel, com a canção “New Day Will Rise”, interpretada por Yuval Raphael, que recebeu 297 pontos no televoto.
Esta é a terceira vez que a Áustria - que também era um dos nossos vencedores previstos - vence o concurso, com sucessos anteriores em 1966 e 2014. O país detém também o recorde de maior intervalo - 48 anos - entre vitórias.
Em entrevista à Euronews, JJ explicou que a sua canção fala de um amor não correspondido e de encontrar força através de emoções dolorosas: "A canção é bastante triste, mas depois há a esperança de que há sempre uma luz ao fundo do túnel. E se tivermos uma fase curta e má, isso significa que podemos ultraá-la porque... nunca é o fim do mundo. Saímos sempre de todas as situações com uma nota positiva. A esperança morre por último".
A canção "New Day Will Rise", interpretada por Israel, alcançou o segundo lugar, com 357 pontos, num concurso ensombrado pela guerra de Gaza. A Estónia, com 356 pontos, ficou em terceiro lugar, separada por apenas um ponto. A canção, "Espresso Macchiato", foi um fenómeno nas redes sociais.
Contrariando todas as previsões e o mau posicionamento de Portugal nas casas de apostas, os NAPA qualificaram-se para a final da Eurovisão. Mas, de acordo com a plataforma Eurovision World, a canção portuguesa "Deslocado" estava longe de convencer.
E a pontuação do público refletiu este cenário: Portugal conseguiu apenas 13 pontos e terminou o concurso na 21ª posição.
Contudo, e mesmo não conseguindo o pódio, "Deslocado" tornou-se viral. Pelo menos, é o que mostram os tops das 50 canções mais virais no Spotify em vários países europeus.
No total, 26 concorrentes participaram na cerimónia, tendo um número recorde cantado nas suas línguas maternas - a representação mais diversificada desde 1999.
Apesar de a mascote deste ano simbolizar a "unidade", o concurso foi também marcado por divisões políticas sobre a inclusão de Israel, com protestos pró-Palestina a terem lugar no exterior do evento e mais de 70 antigos concorrentes a em uma carta aberta exigindo que Israel e a sua emissora nacional KAN fossem banidos.
Houve também controvérsia sobre a letra da canção de Malta, o que levou Miriana Conte a lançar uma versão reformulada da sua canção "Kant".
No entanto, a maior parte da noite foi preenchida com baladas poderosas, hinos e tudo o que se encontra pelo meio, com cenários espetaculares e atuações deslumbrantes que pareceram mais inovadoras e de nicho do que nunca.