Mais de mil artistas, incluindo Annie Lennox, Damon Albarn e Kate Bush, lançaram um álbum silencioso, "Is This What We Want?", em protesto contra os planos do governo britânico que poderão permitir que as empresas de IA utilizem conteúdos protegidos por direitos de autor sem consentimento.
O protesto, que visa as propostas controversas do governo para alterar as leis de direitos de autor, destaca as preocupações por parte dos músicos sobre a possibilidade de as empresas de Inteligência Artificial (IA) usarem o trabalho dos artistas para ajudar a desenvolver os seus modelos, a menos que os detentores dos direitos "optem por não participar".
O álbum silencioso, com os sons de estúdios e espaços de atuação vazios, foi concebido para simbolizar o impacto que estas alterações podem ter nos meios de subsistência dos músicos.
A lista de faixas é bem explícita: "O governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar as empresas de IA".
A apoiar o lançamento estão artistas notáveis como Billy Ocean, Ed O'Brien dos Radiohead e Dan Smith dos Bastille. Todos os lucros do álbum reverterão a favor da instituição Help Musicians.
Kate Bush, uma das principais vozes do protesto, expressou as suas preocupações: "Na música do futuro, as nossas vozes não serão ouvidas?", questionou.
Na senda dos vários artistas, a cantora receia que as alterações à lei possam minar o valor do trabalho dos criadores, deixando-os impossibilitados de controlar ou impedir a sua utilização pela IA.
A consulta do governo britânico sobre as propostas termina esta terça-feira (25 de fevereiro). Os críticos argumentam que o sistema pode prejudicar os artistas, especialmente os emergentes, ao tornar impraticável monitorizar ou controlar a forma como o seu conteúdo é utilizado na internet.
O compositor Max Richter, outro artista envolvido no álbum, salientou que os planos propostos não afetariam apenas os músicos, mas também "empobreceriam os criadores" em todos os domínios.
Ed Newton-Rex, que organizou o lançamento silencioso do álbum, considerou as propostas "totalmente desnecessárias", sublinhando que o Reino Unido pode liderar a inovação em matéria de IA sem pôr em risco as suas indústrias criativas.
"A proposta do governo entregaria o trabalho de uma vida dos músicos do país a empresas de IA, gratuitamente, permitindo que essas empresas explorassem o trabalho dos músicos para os ultraar", afirmou numa declaração sobre o lançamento do álbum. "É um plano que não só seria desastroso para os músicos, mas que é totalmente desnecessário: o Reino Unido pode ser líder em IA sem atirar as nossas indústrias criativas, líderes mundiais, para a rua das amarguras. Este álbum mostra que, por mais que o governo tente justificá-lo, os próprios músicos estão unidos na sua condenação total deste plano mal pensado".
O organismo da indústria UK Music afirmou no seu relatório mais recente que o setor musical do Reino Unido contribuiu com 7,6 mil milhões de libras (9,16 mil milhões de euros) para a economia do país, sublinhando a importância de protegê-lo de uma potencial exploração.
A lista completa dos músicos participantes pode ser consultada no sítio Web oficial de "Is This What We Want?".