O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quarta-feira que um acordo comercial com um país "altamente respeitado" estava iminente. O governo britânico confirmou na manhã de quinta-feira que as nações farão um anúncio no final do dia.
O presidente dos EUA, Donald Trump anunciou hoje um acordo comercial entre o Reino Unido e os Estados Unidos, classificando-o como “total e abrangente”.
Na sua rede social, Truth Social, escreveu: "O acordo com o Reino Unido é total e abrangente, e vai consolidar a relação entre os Estados Unidos e o Reino Unido por muitos anos. Dada a nossa longa história e aliança conjunta, é uma grande honra ter o Reino Unido como o nosso PRIMEIRO anúncio. Muitos outros acordos, que se encontram em fases avançadas de negociação, virão a seguir!".
A conferência de imprensa na Sala Oval está marcada para as 10 horas em Washington, 15 horas em Portugal Continental.
O governo britânico já havia afirmado esta quinta-feira que iria anunciar em breve um acordo comercial com os EUA.
"O primeiro-ministro atuará sempre no interesse nacional do Reino Unido - para os trabalhadores, para as empresas, para as famílias", afirmou um porta-voz do No10.
"Os Estados Unidos são um aliado indispensável para a nossa segurança económica e nacional. As conversações sobre um acordo entre os nossos países têm continuado a um ritmo acelerado e o primeiro-ministro fará uma atualização ainda hoje."
A notícia surge depois de o presidente Trump ter dito no Truth Social, na quarta-feira, que um acordo comercial com um "país grande e altamente respeitado" estava para ser anunciado em breve.
Um acordo faria do Reino Unido o primeiro país a chegar a um acordo com os EUA desde o chamado "Dia da Libertação".
Dada a rapidez das negociações, os especialistas esperam, no entanto, que o acordo seja limitado e se centre principalmente nos sectores automóvel e siderúrgico.