Kiev está interessada num encontro direto entre Zelenskyy e Putin, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Sybiha, em Bruxelas, na terça-feira, confirmando que a Santa Sé se propôs a acolher as conversações.
Kiev está interessada num encontro direto entre os presidentes Volodymyr Zelenskyy e Vladimir Putin, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Sybiha, em Bruxelas, esta terça-feira.
Andrii Sybiha confirmou também que o Vaticano propôs acolher as conversações. "Posso confirmar que o Vaticano fez propostas para organizar possíveis os, incluindo a nível de líderes", disse Sybiha à pergunta da Euronews, acrescentando que a Ucrânia está pronta a "considerar potenciais locais para esse encontro".
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia afirmou que houve um "encontro maravilhoso, extremamente caloroso e significativo entre o presidente Zelenskyy e o Papa Leão XIV" na Santa Sé no domingo, durante as celebrações da tomada de posse.
Zelenskyy foi o primeiro líder a encontrar-se com o Sumo Pontífice após a sua tomada de posse, acrescentou Sybiha.
Encontro com Trump
O presidente ucraniano também discutiu um possível encontro com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, disse Sybiha.
Após as chamadas telefónicas com Putin e Zelensky, na segunda-feira, Trump disse acreditar que a conversa com o presidente russo "correu muito bem" e que "a Rússia quer fazer comércio em grande escala com os Estados Unidos quando este catastrófico «banho de sangue» terminar."
"O Vaticano, representado pelo Papa, declarou que estaria muito interessado em acolher as negociações. Que comece o processo", acrescentou Trump.