O mundo está cheio de divisões entre países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, mundo rural e urbano e, na era de internet, é o digital que divide. Esta semana olhamos para aqueles que ficaram para trás na revolução da tecnologia, e observamos como estão a colmatar essa falha.
A internet no mundo rural argentino
Na Argentina, o governo quer que todas as pessoas tenham igual o à internet, fornecendo-lhes as ferramentas de que elas precisam.
Recentemente, distribuiu ‘netbooks’ em escolas públicas nas áreas rurais. Professores e estudantes têm agora a oportunidade de experimentar novas técnicas de aprendizagem.
Mais informações em: conectarigualdad.gob.ar
Avó e netos portugueses unidos em torno da internet
Impulsionar a alfabetização em internet é uma ideia que está a ser promovida em Portugal com o objetivo de reduzir as distâncias entre gerações.
No Porto, os avós tentam novas formas de aproximação aos netos. Uma oportunidade, não só, de demonstrarem que não são antiquados mas também de combater a solidão através das redes sociais.
Saiba mais aqui: usc.no.sapo.pt
Índios brasileiros à conquista da internet
Um projeto do governo brasileiro conseguiu levar a internet às tribos do estado da Bahia.
Indígenas, de todas as idades, que habitam no interior da floresta tropical, têm o a uma aprendizagem moderna em lugares onde o tempo parece ter parado.
Mais informações aqui: www.indiosonline.net