Os vídeos da chegada do presidente francês ao Vietname, acompanhado pela sua mulher, documentaram um incidente que se tornou particularmente popular nas redes sociais. Terá Macron sido empurrado pela sua mulher Brigitte?
Quando o presidente francês, Emmanuel Macron, saiu do avião no Vietname, no domingo à noite, 25 de maio, foi filmado a ser empurrado pela sua mulher. De acordo com as imagens, parece que ela lhe bateu no queixo. Sob os holofotes da imprensa, vários meios de comunicação social transmitiram a cena em direto - desde então, têm circulado muitos rumores sobre o casal.
O Palácio do Eliseu nega qualquer tipo de violência e afirma que o casal sentiu a necessidade de descomprimir.
Visita de Estado de Macron ao Vietname
Macron aterrou no Vietname no domingo à noite. A porta do avião presidencial abre-se para revelar Emmanuel Macron ainda a falar com alguém no interior. A pessoa permanece escondida atrás das paredes da aeronave.
De repente, Macron é empurrado para trás por uma mão que lhe toca na parte inferior do rosto. O presidente estava de frente para a porta aberta, no centro das câmaras. Momentaneamente atordoado, recompõe-se imediatamente e acena aos representantes da comunicação social como se nada tivesse acontecido.
Depois, o chefe de Estado e a sua mulher saem do avião para iniciar a sua visita oficial ao Vietname. Ele oferece-lhe o braço, mas ela parece não o ver. Brigitte Macron está a usar um casaco vermelho. A pessoa que bateu no queixo de Macron alguns segundos antes também estava a usar uma manga vermelha. Muitas pessoas juntam uma coisa e outra e questionam o que terá acontecido exatamente entre o casal.
Palácio do Eliseu desmente os rumores nas redes sociais
Na manhã de segunda-feira, 26 de maio, numerosos posts nas redes sociais publicaram imagens do canal pró-russo Russia Today, bem como da Associated Press.
O próprio Macron anunciou a sua viagem na rede social X de forma diplomática e política. "França é uma potência de paz e de equilíbrio. É um parceiro fiável que acredita no diálogo e na cooperação. Quando alguns optam por recuar, França opta por construir pontes."
Não fez, no entanto, qualquer comentário sobre o que aconteceu quando saía do avião.
Eliseu toma posição: casal presidencial quis “descomprimir”
O Eliseu desdramatizou a situação quando questionado pelo jornal francês Libération. "Foi um momento em que o presidente e a sua mulher descomprimiram e brincaram uma última vez antes do início da viagem. É um momento de cumplicidade", afirmou, na sua declaração.
Esta não é a primeira vez que o gabinete do presidente é confrontado com possíveis fake news e falsas declarações sobre Macron e a sua mulher, Brigitte Macron. "Foi o que bastou para alimentar os teóricos da conspiração. O Russia Today e os seus aliados estão a aproveitar-se disso", acrescentou um representante do Palácio do Eliseu, alimentando as acusações de França contra Moscovo e contra os ataques russos de todos os tipos que visam o país.
Mais recentemente, circulou o rumor de que Macron teria consumido cocaína juntamente com o chanceler alemão Friedrich Merz numa viagem de comboio para a Ucrânia. Os governos alemão e francês desmentiram os rumores que circularam online.
A primeira-dama de França , em particular, tem sido repetidamente alvo de rumores e falsas declarações sobre si própria. Num processo por difamação contra dois jornalistas norte-americanos, um tribunal francês condenou-os a pagar a Brigitte Macron 8.000 euros de indemnização.
O próprio Emmanuel Macron também comentou as alegações, pela primeira vez, no ano ado, tendo declarado: “Ainda há pessoas loucas por aí”.