Perto de 50 feridos e mais de vinte pessoas hospitalizadas são os números avançados após o atropelamento durante os festejos do título do Liverpool. Um homem de 53 anos, de nacionalidade britânica, foi preso, informou a polícia.
Várias pessoas foram atropeladas ao final da tarde de segunda-feira, no centro da cidade de Liverpool, durante o desfile da vitória do Liverpool FC na Premier League, o principal campeonato inglês de futebol.
Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas, das quais 27 foram hospitalizadas entre elas 4 crianças, como confirmaram em conferência de imprensa os serviços de emergência.
"As nossas ambulâncias de emergência levaram os doentes para os nossos colegas do NHS nos hospitais Royal Liverpool, Alder Hey, Arrowe Park e Aintree. Infelizmente, quatro dos feridos eram crianças que estavam a desfrutar do dia com os seus amigos e famílias", informou David Kitchin, porta-voz do serviço de emergência NHS.
"No total, 27 pacientes foram levados para o hospital em ambulância e acreditamos que dois deles, incluindo uma das crianças, sofreram ferimentos considerados graves", confirmou.
Um homem de 53 anos, de nacionalidade britânica, habitante da zona de Liverpool foi detido "por se acreditar ser o condutor", adiantou em conferência de imprensa a polícia.
"Estão a decorrer inquéritos exaustivos para determinar as circunstâncias que levaram à colisão”, concluiu.
A polícia adiantou também na conferência de imprensa, na noite de segunda-feira, que que se trata de um incidente isolado e que " não está a ser tratado como terrorismo.”
No local foi visível uma grande presença policial, além de ambulâncias e um carro de bombeiros.
Imagens nas redes sociais mostram uma pessoa a ser levada numa maca e um homem a caminhar com o braço à volta de um agente da polícia para o apoiar.
"Cenas terríveis"
O primeiro-ministro britânico já reagiu ao "incidente chocante", lamentando as "cenas terríveis" de Liverpool.
"As cenas em Liverpool são terríveis - os meus pensamentos estão com todos os feridos ou afetados. Quero agradecer à polícia e aos serviços de emergência pela sua resposta rápida e constante a este incidente chocante", escreveu Starmer na rede social X.
A ministra britânica do Interior, Yvette Cooper, fala num incidente “chocante e horrendo”, agradecendo aos serviços de emergência pela resposta rápida.
Milhares de pessoas estiveram nas ruas da cidade durante a parada de vitória do Liverpool FC, tendo o clube já oferecido todo o seu apoio aos serviços de emergência e às vítimas.