Embora as candidaturas ainda não estejam abertas, espera-se que o programa seja lançado nos próximos meses.
Se sonhava viver e trabalhar num dos muitos destinos paradisíacos das Filipinas, agora pode ser a sua oportunidade de tornar esse sonho realidade.
O país está a lançar um novo visto de nómada digital, que permitirá aos trabalhadores remotos permanecerem no país até dois anos.
O presidente Bongbong Marcos anunciou o programa no final de abril.
"Para impulsionar ainda mais o turismo e a economia do país, é necessário estabelecer um quadro jurídico que facilite a entrada de nómadas digitais no país, ou de cidadãos estrangeiros que desejem permanecer temporariamente nas Filipinas enquanto desenvolvem atividades de trabalho à distância para empregadores ou clientes estrangeiros", afirmou.
A iniciativa tem como objetivo impulsionar o turismo e reforçar a economia filipina.
Eis tudo o que sabemos até agora sobre o visto de nómada digital:
Quem é elegível para o visto nómada digital das Filipinas?
Após a da ordem executiva pelo presidente, o Departamento de Negócios Estrangeiros das Filipinas (DFA) pode agora emitir vistos de nómada digital.
Estes estão disponíveis para estrangeiros não imigrantes qualificados por um período inicial de um ano, com a opção de renovação por um segundo ano.
Para se qualificar para o visto, os candidatos devem:
- Ter pelo menos 18 anos de idade
- Demonstrar que trabalham remotamente utilizando tecnologia digital
- Apresentar prova de rendimentos suficientes obtidos fora das Filipinas
- Ter um registo criminal limpo
- Ter um seguro de saúde válido durante a sua estadia
Além disso, os candidatos não podem estar empregados nas Filipinas e não devem representar qualquer ameaça à segurança do país.
Os nómadas digitais podem encontrar uma "beleza inigualável" nas Filipinas
Com 7.600 ilhas rodeadas de praias imaculadas, cidades cheias de energia como Manila e locais de surf de renome como Siargao, o país oferece muitas opções atrativas para os trabalhadores à distância.
"Com a nossa beleza natural inigualável, cultura vibrante e o calor do povo filipino, as Filipinas estão prontas para receber nómadas digitais para viajar, trabalhar e prosperar nas nossas ilhas", disse a secretária de turismo das Filipinas, Christina Frasco, à Agência de Notícias das Filipinas.
Embora as candidaturas ainda não estejam abertas, espera-se que o programa seja lançado nos próximos meses.
As Filipinas juntam-se a outros destinos populares, como a Coreia do Sul, Itália, Japão e Tailândia, que oferecem vistos especializados para nómadas digitais.