A Tailândia prevê a visita de 39 milhões de viajantes em 2025 e por isso quer reforçar os processos de entrada no país.
Sonha com umas férias inspiradas na série The White Lotus ou espera tirar uma selfie com Moo Deng, o hipopótamo pigmeu preferido das redes sociais, como pano de fundo?
Antes de partir para a Tailândia, não se esqueça de tratar dos seus documentos.
A partir de 1 de maio, todos os cidadãos não tailandeses que entrem no país por via aérea, terrestre ou marítima devem preencher um Cartão Digital de Chegada à Tailândia(TDAC na sigla em inglês) antes da chegada.
O que é o Cartão Digital de Chegada da Tailândia e como obtê-lo?
Este novo cartão de chegada substitui os formulários em papel para simplificar o processo de imigração e tornar mais seguro o sistema de entrada nas fronteiras da Tailândia.
O sistema TDAC será sincronizado com a base de dados biométricos do serviço de imigração, permitindo que os funcionários verifiquem rapidamente os antecedentes criminais das pessoas que chegam ao país.
Os viajantes devem registar-se três dias antes da chegada à Tailândia.
Depois de completar o seu registo online, receberá um código QR para apresentar no posto de controlo da imigração à chegada.
E pronto. Não há taxas e não há outras etapas. Mas é fundamental lembrar-se de o fazer, caso contrário, ser-lhe-á recusada a entrada.
A partir de maio, o TDAC será obrigatório para todos os titulares de aportes estrangeiros, incluindo turistas, viajantes em negócios e residentes de longa duração.
As únicas exceções aplicam-se aos viajantes em trânsito ou em transferência através da Tailândia sem ar pelo controlo de imigração.
Viagens para a Tailândia estão a aumentar
Com o seu cenário tropical idílico, a sua cozinha viciante (e picante) e a sua hospitalidade lendária, a Tailândia há muito que evoluiu das suas raízes no Hippie Trail para um dos principais destinos de viagem do mundo.
Em 2019, quase 40 milhões de visitantes chegaram ao país, classificando-o entre os dez países mais visitados do mundo. Apesar de uma pausa global nas viagens durante a pandemia da covid-19, a dinâmica não abrandou muito.
Só nos primeiros três meses de 2025, 9,5 milhões de viajantes aterraram no país - muitos deles atraídos por momentos virais que alastraram como fogo na Internet.
Veja-se o caso de Moo Deng, o hipopótamo pigmeu que adora mangueiras e cujo nome significa "porco saltitante". Depois de um vídeo do bebé a chapinhar no Jardim Zoológico de Khao Kheow ter incendiado as redes sociais no ano ado, as multidões aumentaram. O jardim zoológico, a cerca de uma hora de Banguecoque, bateu recordes de afluência - e continua a atrair milhares de visitantes diários.
Depois veio o efeito The White Lotus. A nova temporada da comédia de humor negro, filmada nas ilhas ensolaradas de Phuket e Koh Samui, reacendeu o desejo de viajar entre os espetadores globais que procuram férias em grande estilo.
De acordo com o site Hotels.com, o hotel de luxo Four Seasons Koh Samui registou umaumento de 40% nas pesquisas de propriedades depois de ter sido anunciado como local de filmagens.
Apesar de umterramoto em março, as viagens continuaram a decorrer sem problemas para um país muitas vezes chamado "Tailândia Teflon" pela sua capacidade de recuperar de distúrbios e perturbações.
Quer se desloque à Tailândia para realizar uma fantasia de luxo ou para observar a sua vida selvagem famosa na Internet, o primeiro o para lá chegar acontece agora, mesmo antes de sair de casa.
Basta certificar-se de que o seu código QR está pronto antes de partir.