Um dos serviços de comboios noturnos entre as duas capitais europeias vai deixar de funcionar. Apesar da redução das opções, ageiros podem continuar a viajar entre Berlim e Bruxelas num comboio noturno, utilizando o European Sleeper.
Um serviço de comboios-noturnos que liga Berlim a Bruxelas terminará a sua atividade no final de março.
O comboio noturno Nightjet que liga as capitais alemã e belga funciona, atualmente, três vezes por semana.
O serviço é explorado pela ÖBB, a companhia ferroviária nacional da Áustria, e faz parte de uma rede mais vasta de comboios noturnos que ligam muitas das grandes cidades alemãs a outros destinos europeus.
Comboio-noturno suprimido devido a obras de construção na Alemanha
O comboio noturno Nightjet de Berlim para Bruxelas, que foi lançado em dezembro de 2023, deixará de funcionar a 28 de março.
A decisão de suspender o serviço por tempo indeterminado foi anunciada pela ÖBB e noticiada em primeiro lugar pelo The Man is Seat 61 - um site dedicado às viagens de comboio na Europa. A decisão foi justificada com "problemas na via" e pelo facto de agora "funcionar nos mesmos dias que o European Sleeper", um serviço concorrente, segundo explicou Mark Smith, fudador da plataforma online.
Oserviço noturno ligava a Ostbahnhof e a Hauptbahnhof de Berlim a Bruxelles Midi e demorava cerca de 14 horas.
Outras opções de comboios noturnos entre Berlim e Bruxelas
Os ageiros podem ainda viajar entre Berlim e Bruxelas num comboio noturno, utilizando o European Sleeper.
Tal como a rota Nightjet, o comboio noturno europeu parte das estações Ostbahnof e Hauptbahnhof de Berlim às terças, quintas e sábados.
O comboio faz paragens em Amesterdão, Roterdão e Antuérpia. A rota foi também alargada para ligar a Dresden e Praga.
O preço dos bilhetes para o serviço noturno começa nos 79 euros por pessoa, numa carruagem-cama com seis disponíveis. O preço sobe para 99 euros numa carruagem com cinco camas e 109 euros numa carruagem com três camas.
"Vale a pena pagar o extra por uma couchette num compartimento de 5 camas, uma vez que obtém mais espaço por pessoa do que num compartimento de 6 camas", ao mesmo tempo que segue "numa carruagem mais agradável, com ar condicionado", escreve Smith na sua análise do European Sleeper no The Man in Seat 61.
"Com uma equipa simpática, camas confortáveis e pequeno-almoço incluído, é uma excelente forma de viajar", reforçou.