Fazer férias sobre carris tornou-se ainda mais apelativo com estas novas rotas ferroviárias que serão lançadas na Europa em 2025.
O renascimento dos caminhos-de-ferro prossegue a bom ritmo, com as companhias ferroviárias europeias a lançarem novas rotas todos os meses.
Em 2025, estão a surgir novas e excitantes viagens, tornando mais fácil explorar o continente por via ferroviária.
Selecionámos cinco das melhores, que certamente o farão fazer planos para o próximo ano.
Dormir de Bruxelas a Veneza
A European Sleeper é relativamente nova no mundo dos comboios, com o seu primeiro serviço de Bruxelas a Berlim a estrear em maio de 2023. A empresa está agora pronta para lançar talvez a sua rota mais emocionante, em fevereiro de 2025.
A European Sleeper vai inaugurar a viagem a 5 de fevereiro, transportando ageiros de Bruxelas para a cidade flutuante de Veneza.
A viagem dura cerca de 20 horas, com partida de Bruxelas às 17h00 e chegada a Veneza às 14h00 do dia seguinte. No regresso, a partida de Veneza é às 15 horas e a chegada a Bruxelas às 11 horas.
No trajeto, o serviço a por quatro cidades europeias deslumbrantes, incluindo Eindhoven, nos Países Baixos, Munique, na Alemanha, Innsbruck, na Áustria, e Bolzano, em Itália, antes de contornar o sopé das Dolomitas para chegar a Veneza.
Há um vagão restaurante a bordo para o serviço de jantar e um lounge bar para bebidas. Funcionará duas vezes por semana durante os meses de fevereiro e março, o que é perfeito para os veraneantes ou para aqueles que se dirigem às estâncias de esqui da região. O comboio também é perfeito para coincidir com o Carnaval de Veneza, que decorre de 14 de fevereiro a 5 de março do próximo ano.
O comboio tem três classes de viagem - cabinas, cabinas-cama e lugares verticais.
No momento em que escrevo, todas as cabines-cama estão reservadas até ao final de março, altura em que termina o horário publicado. No entanto, estão disponíveis cabinas couchette, com capacidade para cinco a seis pessoas, com camas desdobráveis e preços a partir de 139,00 euros.
Por mais 14 euros, é possível reservar o pequeno-almoço, servido cerca de 45 minutos antes da chegada.
Adormecer com Van Gogh, acordar com Gaudi
Um dos serviços mais aguardados é a linha que liga Amesterdão a Barcelona, duas das cidades mais populares da Europa.
Atualmente, é possível viajar de comboio entre as duas cidades, mas são necessárias cerca de 17 horas e várias mudanças ao longo do percurso. A European Sleeper quer mudar tudo isso com um serviço direto de camas que a por Bruxelas e Lille antes de chegar a Barcelona.
O serviço deveria ter sido lançado na primavera de 2025, mas foi adiado enquanto o operador ferroviário enfrenta vários desafios. Chris Engelsman, cofundador da European Sleeper, diz que continua a ter esperança de lançar o serviço no final de 2025, mas ite que poderá ser em 2026 ou mais tarde.
No entanto, é uma rota a observar e a entusiasmar, como explicou a influenciadora de viagens de luxo Christina Tan: "Estou muito entusiasmada com as novas rotas ferroviárias que chegarão à Europa em 2025! Tenho um fraquinho por comboios noturnos e, sendo Amesterdão e Barcelona duas das minhas cidades favoritas, mal posso esperar para experimentar essa rota. Viajar de comboio torna a viagem tão memorável como o destino!"
De Paris a Berlim (e em todas as discotecas onde entrar)
Desde dezembro de 2023, o comboio-cama Nightjet circula três vezes por semana entre as capitais sa e alemã.
A viagem dura pouco mais de 13 horas a partir de Paris e cerca de 14 horas e meia a partir de Berlim. Os comboios partem ao início da noite e chegam na manhã seguinte, e a rota tem-se revelado muito popular entre os que gostam de dormir para atravessar o continente.
Mas, a partir do final deste ano, haverá uma nova ligação diurna de alta velocidade que reduzirá o tempo de viagem para oito horas e permitirá ver o melhor da Europa enquanto se atravessa o campo.
Mark Smith, mais conhecido como o Homem do Lugar 61, disse à Euronews Travel: "Vai haver um novo comboio ICE direto entre Paris e Berlim, o primeiro comboio diurno direto em décadas. Partindo de Paris Central às 09:55, chega a Berlim central às 18:03, proporcionando um dia descontraído com uma carruagem restaurante para almoço e WiFi gratuito. Com tarifas a partir de 59,99 euros, penso que será muito popular!"
Lançado a 16 de dezembro, o serviço reduzirá o tempo de viagem entre as cidades para apenas oito horas. Com paragens em Estrasburgo, Frankfurt e Karlsruhe, o serviço a pelo belo interior da Alemanha, onde os ageiros ficarão certamente satisfeitos por terem luz do dia para apreciar a paisagem.
O derradeiro luxo nos carris de La Dolce Vita
Numa celebração da vida e do luxo, o Orient Express La Dolce Vita pode estar no extremo mais caro das viagens de comboio, mas vale a pena se desejar sentir o sabor da era dourada.
O novo comboio de "estilo vintage" terá apenas 11 carruagens para 62 ageiros. Estas incluem 12 cabines de luxo, 18 suites principais e uma suite "La Dolce Vita". Cada cabine tem uma cama de casal, sofá, poltronas e uma casa de banho privativa, e o serviço de quartos está disponível em todas as viagens.
A maioria das viagens tem origem em Roma e tem itinerários de uma a duas noites a bordo. As rotas vão para norte e sul e incluem Veneza, Portofino, Matera e Catania. Prevê-se que La Dolce Vita acrescente mais rotas internacionais em 2025, incluindo Paris, Istambul e Split na Croácia.
Esta é uma viagem de comboio que tem muito mais a ver com a viagem do que com o destino, e as tarifas reflectem isso mesmo. Os preços começam em 2 500 euros por pessoa, por noite, numa cabina de luxo e em 4 000 euros numa suite. A primeira partida está prevista para 4 de abril de 2025
GoVolta para grandes viagens económicas
Apelidada de "easyJet dos caminhos-de-ferro", a empresa holandesa GoVolta vai oferecer serviços de longa distância por menos dinheiro em 2025.
A empresa tem planos para ligar Amesterdão e Berlim a partir de setembro, com serviços que partem de manhã cedo e chegam ao fim da tarde. Além disso, estão previstas ligações de Amesterdão a Copenhaga e a Basileia, que serão lançadas depois de Berlim, mas ainda em 2025.
Ao contrário da maioria dos serviços europeus populares, os comboios da GoVolta não serão de alta velocidade. Isto significa, inevitavelmente, que as viagens serão mais longas - estima-se que Amesterdão a Berlim seja uma viagem de oito horas, em vez das seis horas da Deutsche Bahn.
Mas com velocidades mais lentas vêm as poupanças de custos, e a GoVolta está interessada em á-las para os seus clientes. Os lugares em segunda classe na rota inaugural custam a partir de apenas 10 euros, o que a torna significativamente mais barata do que qualquer outra opção.
Os bilhetes serão postos à venda em janeiro e a empresa prometeu pelo menos 110 bilhetes a menos de 10 euros em cada serviço.