As pesquisas sobre "para onde viajar em 2025" aumentaram 5 000 por cento. Turistas procuram lugares para descansar mas o critério "redes sociais" parece estar cada vez mais presente no momento de reservar as próximas férias. Europa segue na frente com mais destinos "instagramáveis".
Uma empresa de viagens calculou as cidades europeias mais populares nas redes sociais em 2024 - revelando aquelas com maior probabilidade de gerar mais "likes" na Internet, em 2025.
De acordo com o Índice de Viagens Sociais da Titan Travel - que classifica os destinos de acordo com o número de publicações no TikTok e no Instagram, pesquisas no Google e aumentos de pesquisas - as cidades mais populares em 2024 ficam todas na Europa.
As três primeiras cidades incluem dois destinos ses - surpreendentemente, Nice conquistou o primeiro lugar, enquanto a anfitriã dos Jogos Olímpicos, Paris, ficou com o bronze. Em segundo lugar, ficou Londres, no Reino Unido, que foi também a cidade mais fotografada no Instagram em todo o mundo.
Qual será o destino mais publicado no Instagram em 2025?
A Titan Travel analisou os dados sobre os aumentos no número de publicações no Instagram entre 2023 e 2024, identificando as cidades e os destinos nacionais mais populares.
O Top 10 incluiu duas cidades nos Emirados Árabes Unidos, nos Estados Unidos e no Japão, com os restantes quatro lugares na Europa - com alguns resultados surpreendentes.
Mais de três milhões de publicações no Instagram foram marcadas a partir de Palma de Maiorca, em Espanha, em 2024, garantindo à estância balnear das Ilhas Baleares um lugar no top 3 da lista.
A capital costeira é adorada pelos Instagrammers devido às praias e jóias arquitetónicas, mas tem sido alvo de protestos dos residentes locais contra oturismo excessivo.
Apesar dos incêndios florestais dos últimos anos, prevê-se que Rodes, na Grécia, seja a quinta cidade mais popular do mundo para visitar no próximo ano, registando um aumento de oito por cento nas publicações no Instagram nos últimos 12 meses.
A cidade medieval, classificada pela UNESCO, é um local fotogénico conhecido pelos seus edifícios caiados de branco, costa escarpada e bela cidade velha.
Mais destinos para tirar uma boa "selfie"
Istambul poderá ver um aumento de visitantes em 2025, com a Titan Travel a calcular a sua "pontuação de viagem social" em 7,96/10, com base em publicações no Instagram e no TikTok e em pesquisas no Google.
A maior cidade da Turquia está situada no Estreito de Bósforo e os fãs de arquitetura fotografam as suas muitas mesquitas, palácios, fortalezas e castelos. Mas, em agosto deste ano, o regulador da Internet do país bloqueou temporariamente o o ao Instagram, pelo que as hashtags das férias não estão garantidas.
A Grécia garantiu mais um lugar no Top 10 das cidades para fotografar em 2025, com Atenas a receber 12 milhões de publicações no Instagram no ano ado. Alguns dos locais mais cénicos para marcar na capital incluem o Jardim Nacional, o Estádio Panatenaico e o bonito bairro de Plaka, em Anafiotika.
A Acrópole da cidade também está entre os 10 marcos mundiais mais marcados nas redes sociais, com mais de 1,69 milhões de publicações no Instagram e no TikTok.
Cidades e os locais a evitar se quiser que o seu Instagram se destaque
Com Londres a ser a cidade mais marcada do mundo no Instagram, com mais de 160 milhões de identificações, talvez seja melhor reservar um destino diferente no Reino Unido para 2025 se quiser destacar-se da multidão. Mas se estiver decidido a visitar a capital, a sua fotografia do London Eye juntar-se-á a 3,6 milhões de outras fotografias do monumento nas redes sociais.
Outros pontos de referência europeus populares para publicar no Instagram e no TikTok incluem a Torre Eiffel em Paris, França, e o Coliseu em Roma, Itália.
Se não gosta de multidões, Bruxelas também pode ser uma cidade a evitar em 2025. A capital belga - famosa pela arte flamenga, arquitetura gótica e chocolate - registou um aumento de 427% nas pesquisas de férias no Google nos últimos três anos.
E os Países Baixos também estão a ganhar popularidade, de acordo com o Social Travel Index. O país saltou 13 posições na classificação social desde o ano ado, com os viajantes a quererem fotografar no Instagram os seus campos de tulipas, moinhos de vento e canais.