A médica que se tornou influenciadora do bem-estar é um aliado próximo de Robert F. Kennedy Jr., o secretário da saúde dos EUA.
O presidente dos EUA Donald Trump escolheu Casey Means, uma médica que se tornou influenciadora do bem-estar, com laços estreitos com o chefe do departamento de saúde Robert F Kennedy Jr, para o influente cargo de cirurgiã-geral dos EUA.
Trump afirmou numa publicação nas redes sociais na quarta-feira que Means tem "credenciais 'MAHA' impecáveis" - referindo-se ao slogan "Make America Healthy Again" - e que irá trabalhar para erradicar as doenças crónicas e melhorar a saúde e o bem-estar dos americanos.
O cirurgião-geral dos EUA, considerado o médico da nação, supervisiona 6.000 trabalhadores da saúde pública e pode emitir avisos que alertam para ameaças à saúde pública, mas não define políticas.
O que é que sabemos sobre Casey Means?
Means e o seu irmão, o antigo lobista Calley Means, foram os principais conselheiros da candidatura presidencial de Kennedy em 2024 e ajudaram a mediar o seu apoio a Trump no verão ado.
Casey Means formou-se como médica, mas não tem experiência governamental e abandonou o seu programa de residência em cirurgia, dizendo que ficou desiludida com a medicina tradicional.
Fundou uma empresa de tecnologia da saúde, a Levels, que ajuda os utilizadores a controlar o açúcar no sangue e outros parâmetros. Também ganha dinheiro com suplementos dietéticos, cremes, chás e outros produtos patrocinados nas suas contas nas redes sociais.
Quais são as suas posições em matéria de política de saúde?
Means construiu uma base de seguidores online ao criticar o establishment médico e ao promover alimentos naturais e mudanças no estilo de vida para reverter a obesidade, a diabetes e outras doenças crónicas.
Também associou mudanças na dieta e no estilo de vida a uma série de doenças, incluindo infertilidade, Alzheimer, depressão e disfunção erétil.
Means tem evitado, na maior parte das vezes, as opiniões controversas e desmascaradas de Kennedy sobre as vacinas.
Mas no seu site, apelou a uma maior investigação sobre a segurança das vacinas e recomenda que seja mais fácil para os pacientes processarem os fabricantes de medicamentos em caso de lesões causadas por vacinas.
Se for confirmada como cirurgiã-geral, Means terá a tarefa de ajudar a promover a vasta agenda MAHA de Kennedy, que apela à remoção de milhares de aditivos e produtos químicos dos alimentos dos EUA, à eliminação de conflitos de interesses nas agências federais e ao incentivo a alimentos mais saudáveis nos almoços escolares e noutros programas de nutrição.