Realizou-se uma cerimónia de mudança de comando na Estação Espacial Internacional, quando o cosmonauta russo Aleksey Ovchinin entregou as chaves da ISS ao astronauta japonês Takuya Onishi.
A Estação Espacial Internacional(ISS) tem um novo comandante. O astronauta japonês Takuya Onishi, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), assumiu o comando do posto avançado orbital na sexta-feira, numa cerimónia de mudança de comando.
Onishi substituiu o cosmonauta russo Aleksey Ovchinin da agência espacial russa Roscosmos. Onishi vai liderar a nova Expedição 73, que deverá durar até 8 de dezembro de 2025, altura em que Ovchinin e outros membros da Expedição 72 se desacoplam do módulo Rassvet da ISS, a bordo da nave espacial Soyuz MS-26.
Os três tripulantes da Expedição 72, que também incluem o astronauta da NASA Don Pettit e o cosmonauta da Roscosmos Ivan Vagner, irão aterrar de para-quedas no Cazaquistão este domingo.
Ovchinin despediu-se com emoção da tripulação, que tem vindo a realizar dezenas de experiências e projetos de investigação científica desde a sua chegada à estação, no final de setembro do ano ado.
"Quero dizer um grande obrigado à minha tripulação. Trabalhámos juntos. Relaxámos juntos. Também quero agradecer a todas as pessoas, aos instrutores que nos prepararam, que nos apoiaram durante o nosso voo", disse Ovchinin.
Ovchinin também deu calorosas boas-vindas a Onishi e pediu-lhe que continuasse na senda do avanço da exploração espacial e dos cuidados com a ISS.
"Esta é a chave da ISS. Agora, é a vossa chave. Cuida da nossa estação. É tudo para nós", acrescentou Ovchinin.
Onishi e Ovchinin já se conhecem há algum tempo. A dupla encontrou-se pela primeira vez há quase uma década, como novatos, durante a Expedição 48 à ISS. Onishi referiu que assumir as rédeas de Ovchinin é um momento que lhe traz grande honra.
"É uma grande honra para mim aceitar o comando da ISS. E sinto-me muito especial por estar a assumir o seu comando", disse Onishi. "É porque já aram quase nove anos desde que nos conhecemos aqui em 2016, durante a Expedição 48. Nessa altura, ambos éramos novatos e aqui estamos nós, dois veteranos que são comandantes da ISS", continuou.
Onishi desejou felicidades a Ovchinin e aos restantes membros da expedição cessante, desejando-lhes uma aterragem suave na Terra.
A nova tripulação da expedição irá em breve receber uma nave espacial de carga da SpaceX. A 32.ª missão comercial de reabastecimento da NASA deverá descolar do Centro Espacial Kennedy na segunda-feira, transportando mais de três toneladas de novas experiências científicas e material para a tripulação.
A tripulação estará também a preparar-se para a sua primeira caminhada espacial, prevista para 1 de maio.