A nave espacial russa Soyuz MS-26, que transportava dois cosmonautas russos e um astronauta da NASA, regressou à Terra, com a tripulação da Expedição 72 da Estação Espacial Internacional a terminar a sua missão de investigação de sete meses.
A nave espacial Soyuz MS-26, que transportava os cosmonautas russos Alexey Ovchinin e Ivan Vagner, bem como o astronauta da NASA Donald Pettit, regressou com sucesso à Terra, segundo a agência espacial russa, Roscosmos.
A agência informou que o processo de desorbitação e descida decorreu normalmente.
Às 6h20, hora do Cazaquistão (2h20 em Lisboa), a nave espacial russa fez uma aterragem assistida por para-quedas no Cazaquistão, a sudeste da cidade de Dzhezkazgan.
Os astronautas estiveram no espaço numa missão de 220 dias. Durante a missão, deram 3520 voltas à Terra e completaram uma viagem de 150 milhões de quilómetros.
Alexey Ovchinin completou o seu terceiro voo espacial, Ivan Vagner o segundo e Donald Pettit o quarto. Pettit, da NASA, foi engenheiro de voo nas Expedições 71 e 72 e acumulou um total de 590 dias em órbita
Os três homens formaram a tripulação principal da Expedição 72 a bordo da Estação Espacial Internacional e realizaram dezenas de experiências científicas durante a sua missão. A primeira vez que atracaram na ISS foi a 11 de setembro de 2024.
Os tripulantes foram transportados de helicóptero para a cidade de Karaganda, no Cazaquistão, onde decorreu a recuperação. Pettit embarcará num avião da NASA e regressará a Houston, enquanto Ovchinin e Vagner partirão para uma base de treino na "Cidade das Estrelas", na Rússia.
Na sexta-feira, os dois homens aram as rédeas da ISS à tripulação da Expedição 73, liderada pelo astronauta japonês Takuya Onishi. A troca foi marcada por uma cerimónia de mudança de comando a bordo da estação.