As agências governamentais do país tinham anteriormente impedido os funcionários de utilizar o DeepSeek por recearem que o modelo de IA estivesse a recolher demasiada informação sensível.
A DeepSeek, uma startup chinesa de inteligência artificial, suspendeu temporariamente os s das suas aplicações de chatbot na Coreia do Sul enquanto trabalha com as autoridades locais para resolver problemas de privacidade, de acordo com as autoridades sul-coreanas na segunda-feira.
A Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul disse que os aplicativos da DeepSeek foram removidos das versões locais da App Store da Apple e do Google Play no sábado à noite e que a empresa concordou em trabalhar com a agência para fortalecer as proteções de privacidade antes de relançar os aplicativos.
A ação não afeta os utilizadores que já tenham descarregado o DeekSeek para os seus telefones ou que o utilizem em computadores pessoais.
Nam Seok, diretor da divisão de investigação da comissão sul-coreana, aconselhou os utilizadores do DeepSeek no país a eliminarem a aplicação dos seus dispositivos ou a evitarem introduzir informações pessoais na ferramenta até que os problemas sejam resolvidos.
Muitas agências governamentais e empresas sul-coreanas bloquearam o DeepSeek nas suas redes ou proibiram os funcionários de utilizar a aplicação no trabalho, devido a preocupações de que o modelo de IA estivesse a recolher demasiada informação sensível.
A comissão de privacidade sul-coreana, que começou a revisar os serviços da DeepSeek no mês ado, descobriu que a empresa não tinha transparência sobre as transferências de dados de terceiros e potencialmente coletava informações pessoais excessivas, segundo explicou Nam Seok.
O diretor disse que a comissão não tinha uma estimativa do número de utilizadores do DeepSeek na Coreia do Sul.
Uma análise recente da Wiseapp Retail revelou que o DeepSeek foi utilizado por cerca de 1,2 milhões de utilizadores de smartphones na Coreia do Sul durante a quarta semana de janeiro, emergindo como o segundo modelo de IA mais popular, atrás do ChatGPT.