Este foi o segundo acordo de parceria assinado esta semana entre o criador do ChatGPT e uma empresa asiática, uma vez que pretende expandir a sua iniciativa Stargate.
A OpenAI, empresa norte-americana de inteligência artificial (IA), anunciou uma parceria com o gigante tecnológico sul-coreano Kakao para se expandir na região.
O diretor executivo da OpenAI, Sam Altman, revelou a parceria num evento em Seul com o diretor executivo da Kakao, Chung Shin-a. As duas empresas vão trabalhar num produto de IA localizado.
Este foi o segundo acordo de parceria assinado esta semana entre o criador do ChatGPT e uma empresa asiática, após o anúncio de uma aliança com a empresa japonesa SoftBank.
O setor da IA foi abalado pelo anúncio do recém-chegado chinês DeepSeek, de que tinha criado uma IA muito inteligente, mas de baixo custo, que ameaça prejudicar os operadores como a OpenAI, sediada na Califórnia.
Altman também se reuniu com altos funcionários da SK Hynix, um importante fornecedor sul-coreano de chips de memória de alta largura de banda, e com o presidente da Samsung Electronics, Lee Jae-yong.
A Kakao opera a aplicação de mensagens mais popular da Coreia do Sul, o KakaoTalk, que se expandiu para áreas como o comércio eletrónico, pagamentos e jogos.
Altman está a fazer uma viagem pela Ásia, devendo visitar a Índia na quarta-feira.
Stargate está a descolar na Ásia
Na segunda-feira, no Japão, a SoftBank e a OpenAI criaram uma empresa detida a 50-50, denominada SB OpenAI Japan.
A SoftBank afirmou que planeia gastar cerca de três mil milhões de euros por ano para integrar o seu serviço de IA Cristal nas suas empresas, que incluem a Arm, uma empresa de semicondutores e software, e a PayPay, um serviço de pagamento eletrónico.
O Cristal poderá ser utilizado pelas empresas para planeamento, marketing, correio eletrónico e para descobrir códigos-fonte antigos.
Altman falou sobre a recém-anunciada “pesquisa profunda”, que permite ao ChatGPT realizar tarefas mais complicadas, incluindo a preparação de relatórios navegando na web ao mesmo tempo que encontra milhares de fontes de forma muito mais rápida do que um trabalhador humano.
SoftBank e OpenAI, junto com a Oracle, fazem parte do projeto Stargate apoiado pelo presidente Donald Trump, investindo até 500 mil milhões de dólares (484 mil milhões de euros) em infraestrutura de IA nos EUA.
Son disse que o Stargate se expandiria para o Japão e outras nações.