Um violento sistema de tempestades atravessou o centro dos EUA, matando pelo menos 21 pessoas no Kentucky e no Missouri.
O mau tempo que se abateu sobre o Midwest e o Sul dos Estados Unidos provocou a morte de pelo menos 21 pessoas, com as autoridades a avisarem que o número de mortos pode aumentar.
No Kentucky, pelo menos 14 pessoas foram confirmadas como mortas, com as autoridades locais a afirmarem que nove pessoas morreram depois de o que parecia ser um poderoso tornado ter aterrado na parte sudeste do estado.
As estruturas desmoronaram-se e um carro capotou numa autoestrada, quando a tempestade se abateu sobre a zona maioritariamente rural. Segundo as autoridades, houve também vários relatos de feridos graves.
Embora o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA ainda não tenha confirmado que foi um tornado que atingiu o Kentucky, o meteorologista Philomon Geertson disse que era provável.
"Esta noite, vidas foram mudadas para sempre. Esta é uma altura em que nos juntamos e rezamos por esta comunidade", disse o presidente da Câmara de London, Kentucky, Randall Wendle. "Eu nunca testemunhei pessoalmente o que testemunhei aqui esta noite."
Há apenas dois meses, o mau tempo causou pelo menos 24 mortes e danos generalizados no Kentucky. Centenas de pessoas tiveram de ser resgatadas durante essa tempestade.
Missouri assolado por tempestades
Pelo menos sete pessoas morreram no vizinho Missouri e foram também desencadeados tornados no Wisconsin devido ao mau tempo.
Mais de 600 000 casas e empresas de uma dezena de Estados ficaram sem eletricidade até sábado, sendo o Missouri e o Kentucky os mais atingidos.
A Presidente da Câmara de St. Louis, Cara Spencer, confirmou a morte de pelo menos cinco pessoas na cidade e disse que mais de 5.000 casas ficaram danificadas.
"Isto é verdadeiramente devastador", disse ela. "A perda de vidas e a destruição são verdadeiramente horrendas".
Os bombeiros da cidade disseram que três pessoas tiveram que ser resgatadas depois que parte de uma igreja próxima desmoronou, mas uma dessas pessoas morreu. Foi imposto um recolher obrigatório na sexta-feira à noite nos bairros mais afectados.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou que tornados também atingiram o Illinois, prevendo-se condições meteorológicas mais severas até à costa atlântica.
O número total de feridos não foi divulgado de imediato. No entanto, os hospitais da zona comunicaram ter recebido dezenas de feridos, alguns em estado grave.