Pontífice recebeu Jannik Sinner em audiência privada. Paixão do Papa pelo ténis é bem conhecida.
"Vamos jogar?", perguntou o número um do ténis mundial a Leão XIV. "É melhor não", respondeu o pontífice. Assim brincaram Jannik Sinner e o recém-eleito Papa, durante uma audiência privada no Vaticano, na manhã de quarta-feira.
Tudo começou com uma troca de piadas, há dois dias, entre o pontífice e um jornalista sobre a possibilidade de organizar um jogo de ténis de beneficência. O jornalista propôs, em tom de brincadeira, a participação do tenista norte-americano Andre Agassi. "Desde que não traga o Sinner ", comentou o Papa, talvez sublinhando o trocadilho com o apelido do tenista, que em inglês significa "pecador".
Da piada, ou-se ao encontro oficial. O campeão mundial de ténis Jannik Sinner, acompanhado pelos pais Hanspeter e Siglinde e pelo presidente da federação Italiana de ténis e padel, Angelo Binaghi, encontrou-se com o Papa Leão XIV nas salas por trás da Sala Paulo VI, no Vaticano.
Na ocasião, o líder da Igreja Católica recebeu uma raquete e um cartão de membro da federação como presente do jovem tenista.
O Papa Prevost foi felicitado pela vitória de terça-feira na Internazionali d'Italia. "Ganhaste", disse o pontífice, ao que Sinner respondeu: "Conseguimos". O tenista italiano prepara-se agora para os seus próximos desafios.
"É uma honra imensa encontrar-me com o Papa Leão XIV", comentou Sinner, emocionado. O campeão do mundo exprimiu a sua alegria pelo interesse do pontífice no ténis, que pôde praticar durante a sua missão no Peru. "Respirámos toda a paixão que Leão XIV tem pelo nosso desporto e isso encheu-nos de orgulho", comentou Binaghi.
A audiência desta quarta-feira foi uma das primeiras audiências privadas do Papa Leão XIV, tendo Sinner entrado no Vaticano antes da primeira-ministra Giorgia Meloni ou do presidente da República Sergio Mattarella.