Viagens e turismo estão no topo da lista de desejos, sendo as atividades familiares preferidas aos eventos de música ao vivo.
A turbulência económica mundial não está a abalar a determinação dos europeus em viajar este verão.
Um novo estudo da Mastercard, realizado em 20 países europeus, revelou que a grande maioria (70%) não vai conter as despesas com lazer e está a planear cumprir, pelo menos, uma experiência da sua lista de desejos.
Viagens e turismo são as atividades mais importantes para 89% dos que procuram novas experiências. Além disso, 32% dizem estar dispostos a gastar mais de 1.000 euros nessas atividades.
Geração Z e sexo masculino mais dispostos a gastos nas férias
De acordo com o relatório, a Geração Z é a geração mais hedonista.
Quase metade dos inquiridos (48%) desta faixa etária (entre os 13 e os 28 anos, aproximadamente) planeia realizar duas ou mais atividades da sua lista de desejos.
Dizem que vão financiá-las ao poupar nos gastos com atempos, com as compras semanais de alimentos e até com os custos de transporte.
Ao mesmo tempo, enquanto as mulheres são mais propensas a concentrar-se apenas numa experiência importante da lista de desejos (34%), os homens parecem mais propensos a planear pelo menos duas atividades da lista de desejos (40%).
Em que é que os europeus estão a cortar de modo a poupar para o verão?
De um modo geral, muitos europeus vão tentar poupar em vez de esbanjarem dinheiro: 40% vão cortar no vestuário, 38% em experiências e artigos de luxo e 32% nos gadgets.
Natalia Lechmanova, economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute, afirma que “os consumidores europeus estão a recuperar a confiança e a aumentar as despesas discricionárias, continuando as experiências a ser uma prioridade fundamental”.
“A estabilização da inflação e a melhoria do poder de compra estão a permitir que mais pessoas invistam em momentos significativos.”
O que é que leva os europeus a procurar novas experiências?
Segundo o estudo, os europeus são principalmente motivados pelo desejo de criar memórias para toda a vida (44%), bem como de ver o mundo de uma “forma totalmente nova” (36%) e de partilhar experiências com os seus entes queridos (33%).
De acordo com a investigação, os romenos (88%), os polacos (87%) e os sérvios (86%) são os mais desejosos de cumprir os items da sua lista de desejos em 2025.