Pergunta de Roman da Polónia – “Comissário, acha que a reforma da Política Agrícola Comum vai ajudar-nos a aumentar a competitividade?”
Dacian Cioloş, Comissário europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Agrário – “Há pelo menos três elementos de resposta à pergunta sobre a reforma da PAC, a política agrícola comum, e como vai reforçar a competitividade.
Para começar, a organização dos produtores. Para que os agricultores sejam competitivos, têm de estar melhor organizados e ter mais poder de negociação na cadeia agro limentar.
Temos propostas que vão no sentido de um apoio financeiro para a criação de organizações de produtores e ao mesmo tempo para o funcionamento destas organizações de produtores.
Um segundo elemento do aumento da competitividade é a boa gestão dos mercados.
Assim, propomos a utilização das leis
do mercado enquanto rede de segurança mais reforçada e alargada para poder intervir em situações de crise. Deste modo, podemos intervir em situações como o rendimento dos agricultores quando os preços estão em risco de baixar. E as propostas que fazemos cobrem muito mais produtos do que atualmente.
Há um terceiro elemento essencial é o o do agricultor aos resultados da pesquisa e da inovação.
São propostos instrumentos financeiros que não favorecem apenas a investigação aplicada à agricultura e à cadeia agroalimentar, assim como a inovação; vão fortalecer o elo que, os agruicultores e as organizações de agricultores, possam ter com o setor da pesquisa para os transpor paraa prática, tão depressa quanto possível.”
“Se quiser colocar uma questão, faça-o através do nosso site : euronews.net/u-talk”