Um museu holandês recuperou uma das suas obras de arte semelhantes a duas latas de cerveja vazias, depois de um funcionário as ter atirado acidentalmente para o caixote do lixo. A arte de um homem é o lixo de outro...
"Isto é um disparate." Alguma vez teve esse pensamento ao olhar para uma obra de arte moderna?
Um membro da equipa de um museu holandês certamente que sim! Não se tratou de uma apreciação artística, note-se. O funcionário apenas pensou que a obra de arte era literalmente lixo.
Um porta voz do Museu de Arte de Lisser (LAM), na cidade de Lisse, Países Baixos, disse que foi encontrada uma obra de arte semelhante a um par de latas de cerveja vazias no caixote do lixo, depois de um dos seus técnicos as ter confundido.
As duas latas de cerveja pintadas à mão, criadas pelo artista francês Alexandre Lavet na década de 1980, estavam expostas num elevador envidraçado do LAM quando o funcionário pensou que tinham sido deixadas lá por visitantes do museu sem qualquer etiqueta.
Mal sabia ele que tinha acabado de deitar fora uma peça chamada 'All The Good Times We Spent Together', uma peça que "exigiu muito tempo e esforço para ser criada", segundo o museu.
De acordo com a informação disponível no site do artista, estas pinturas são "um tributo às ruas de Bruxelas, aos estúdios dos artistas, aos apartamentos dos amigos, às festas, às inaugurações de exposições em galerias e espaços geridos por artistas, e a este objeto comum e familiar que reúne pessoas e amigos".
Quando a curadora Elisah van den Bergh deu pela falta da obra de arte, foi iniciada uma investigação e as latas foram encontradas num saco do lixo no momento certo - quando estavam prontas para serem eliminadas.
As latas de cerveja foram limpas e colocadas à entrada do museu para "lhes dar o seu devido destaque", explicou Elisah van den Bergh à AFP.
O museu sublinhou que não existe "qualquer má vontade" para com o técnico, afirmando que "ele estava apenas a fazer o seu trabalho de boa fé".
Sietske van Zanten, diretora do museu LAM, afirmou que o incidente era "de certa forma um testemunho da eficácia da arte de Alexandre Lavet".
"O tema da nossa coleção é a alimentação e o consumo", acrescentou Sietske van Zanten. "A nossa arte incentiva os visitantes a ver os objetos do quotidiano sob uma nova luz. Ao expor obras de arte em locais inesperados, amplificamos esta experiência e tentamos surpreender o visitante a todo o momento."
Missão cumprida. E latas de cerveja salvas do caixote do lixo.