O Centro Pompidou, em Paris reuniu cerca de 500 obras surrealistas de coleções públicas e privadas internacionais.
O Centro Pompidou, em Paris, apresenta uma vasta retrospetiva de obras surrealistas para celebrar o centenário do movimento.
Cerca de 500 obras de arte, de Picasso e Giacometti a Magritte e Dali, estão patentes na exposição que foi apresentada pela primeira vez em Bruxelas na primavera ada.
As obras surrealistas foram reunidas a partir de coleções internacionais públicas e privadas. Entre o material expositivo estão pinturas, fotografias e documentos literários.
Os curadores da exposição, Didier Ottinger e Marie Sarré, afirmam que a sua intenção é lançar um novo olhar sobre o movimento surrealista.
"O surrealismo é, de facto, a reação de jovens que foram enviados para a guerra quando tinham, pelo menos, 20 anos de idade", afirmou Ottinger.
"E quando regressaram e quiseram destruir o mundo, que era o mundo que tinha levado a civilização e a humanidade à destruição. Por isso, quiseram construir algo completamente novo."
Apresentada pela primeira vez em Bruxelas na primavera ada, esta exposição estará patente até 13 de janeiro de 2025 em Paris. Seguir-se-á uma digressão por Espanha, Alemanha e Estados Unidos