Neste episódio de Focus, visitamos Samarcanda, onde os líderes da UE e da Ásia Central realizaram uma primeira cimeira histórica, na qual apresentaram uma parceria estratégica para aprofundar a cooperação em setores-chave.
A primeira Cimeira UE–Ásia Central teve lugar em Samarcanda, no Uzbequistão, e representou um o significativo para a diplomacia regional. Liderada pelo presidente Shavkat Mirziyoyev e pelos dirigentes da UE, a cimeira foi a plataforma de lançamento de uma nova parceria estratégica e da revelação de um pacote Global Gateway de 12 mil milhões de euros.
Os fundos servirão para dar apoio a projetos nas áreas da energia, do clima, dos transportes e das infraestruturas digitais. O Banco Europeu de Investimento também anunciou a abertura de um novo escritório regional em Tashkent.
A cimeira reforçou a partilha de prioridades como a resiliência económica, a ação climática e a estabilidade, e a da Declaração de Samarcanda formalizou o compromisso para com o diálogo e a cooperação a longo prazo.