Neste episódio de Focus, os líderes reúnem-se em Baku para promover a cooperação energética UE-Azerbaijão, combinando o fornecimento de gás natural com o investimento em energias renováveis, hidrogénio e infraestruturas transfronteiriças para um futuro sustentável.
Baku acolheu o 11.º Corredor Meridional de Gás e o 3.º Conselho Consultivo de Energia Verde, unindo funcionários de 24 países.
A UE e o Azerbaijão reforçaram os laços energéticos, com discussões sobre energias renováveis, hidrogénio e redução de emissões. Mais de 25 mil milhões de metros cúbicos de gás do Azerbaijão foram entregues no ano ado, com uma quota crescente a atingir os mercados da UE.
A Bulgária anunciou trabalhos no Corredor Vertical de Gás, enquanto a Masdar confirmou 1,2 mil milhões de dólares em investimentos em energias renováveis. Um novo memorando assinado pelo Azerbaijão, Cazaquistão e Uzbequistão apoia o Corredor de Energia Verde do Cáspio, com o objetivo de impulsionar o comércio transfronteiriço de eletricidade e acelerar a transição para energias limpas.