Apesar de Donald Trump ter prometido cortar a atual ajuda militar, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, felicitou o presidente eleito dos EUA e diz esperar trabalhar em conjunto.
Donald Trump assegurou já o número de grandes eleitores necessário à vitória nas eleições e é, oficialmente, o próximo presidente dos Estados Unidos. A vitória já estava garantida com a vitória na Pensilvânia, que eliminava qualquer hipótese de uma vitória da adversária democrata Kamala Harris, atual vice-presidente.
Nas eleições mais renhidas das últimas décadas nos Estados Unidos, ambos os candidatos confirmaram o favoritismo nas geografias que lhes eram favoráveis, mas Trump assegurou Estados decisivos.
Personalidades políticas de todos os quadrantes, incluindo os principais líderes da Europa e do mundo, estão a felicitar o presidente eleito. Volodymyr Zelenskyy já reagiu e diz esperar um trabalho construtivo com Trump, apesar das promessas deste de cortar o financiamento ao esforço militar ucraniano.
Ursula von der Leyen, Keir Starmer, Emmanuel Macron, Benjamin Netanyahu e muitos outros já felicitaram Trump. Também o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro Luís Montenegro reagiram e felicitaram Trump.
Kamala Harris já fez saber que não falará nesta noite eleitoral e fará uma comunicação ao país na quarta-feira.
Ao longo desta maratona eleitoral, apresentamos os resultados em tempo real à medida que vão chegando. Acompanhe também as eleições para o Congresso norte-americano, que se desenrolam ao mesmo tempo. Os Republicanos recuperaram o controlo do Senado, o que lhes dá a possibilidade de controlar nomeações e importantes batalhas legislativas.