Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, voltou ao Médio Oriente para tentar convencer Israel a voltar às negociações para um cessar-fogo.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) dizem terem matadoHashem Saffieddine, um alto dirigente do Hezbollah apontado como o próximo líder da organização. Saffieddine terá sido morto num ataque aéreo no sul de Beirute no início de outubro, num ataque em que também morreram outros 25 altos quadros do partido.
O Hezbollah ainda não confirmou esta informação. O ataque decorreu pouco depois de, em setembro, o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, ter sido morto pelas forças israelitas.
Mesmo assim, Israel continua a bombardear Beirute. Na terça-feira, o alvo voltou a ser a zona onde Hashem Saffieddine foi morto e onde Israel diz existirem instalações do Hezbollah.
Nova tentativa de cessar-fogo
Entretanto, o secretário de Estado dos EUA está em Israel. Nesta 11.ª visita à região, Anthony Blinken reuniu-se com o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Anthony Blinken esperar assim reanimar as conversações para um cessar-fogo e conseguir que Israel permita que mais ajuda humanitária para os palestinianos.
Esta deslocação foi motivada pela morte de Yahya Sinwar, um dos arquitetos dos ataqus de 7 de Outubro de 2023, que fez com que o presidente norte-americano, Joe Biden, e os líderes europeus voltassem a apelar a um cessar-fogo na região.
Preocupações no norte de Gaza
Mas Israel não mostra sinais de querer parar a ofensiva em Gaza. As atenções estão agora viradas para o norte do território, onde Israel voltou agora a emitir novas ordens de evacuação.
Esta ofensiva levou a que, na segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirasse 14 doentes em estado crítico do Hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza, levando-os para o Hospital al-Shifa.
As Nações Unidas alertam que os palestinianos no norte de Gaza estão a esgotar rapidamente todos os meios disponíveis para a sobrevivência e que Israel continua a negar pedidos de entrega de ajuda para esta área.