O dia de São Valentim é comemorado um pouco por todo o mundo e não só por quem está apaixonado. No leste da Europa, o espírito do amor andou pelo ar da Roménia à Bulgária, ando pela Bósnia e Herzegovina, até ao Azerbaijão.
Aos turistas mais distraídos, Bucareste fez questão de lembrar que esta quarta-feira é dia de São Valentim. Quem chegou ao Aeroporto internacional da capital romena deu logo de caras com uma apresentação sensual feita por estudantes de teatro e dança no átrio principal.
No centro, foi possível ear por um mercado decorado a rigor e eternizar o momento com uma selfie a um de inúmeros vários corações gigantes.
No Azerbaijão, onde a população é maioritariamente muçulmana, o dia é comemorado acima de tudo pelas gerações mais jovens e, em particular, na capital Baku.
O Islão também predomina na Bósnia e Herzegovina, onde o dia de São Valentim continua a ganhar popularidade. Sarajevo e Banja Luka encheram-se de símbolos românticos.
Da Bulgária vem uma história que mostra que o amor pode ser eterno. No parque Bachinovo, em Blagoevgrad, um cisne fêmea chora a morte do parceiro que se afogou debaixo do gelo que cobria o lago. O responsável do parque, que não conseguiu salvar o animal, diz que o cisne continua à procura do companheiro no próprio reflexo estampado no vidro de uma janela.