Restaurante parisiense antecipou-se ao Estado francês e criou um menu solidário para apoiar os universitários
Solidariedade em tempos de Covid-19. Os proprietários de um restaurante em Paris criaram um menu especial para estudantes: entrada, prato principal e sobremesa por apenas um euro. O objetivo é proporcionar refeições equilibradas aos mais jovens, muitas vezes deslocados da família e com pouco dinheiro no bolso.
Um gesto privado que se antecipou ao público. O Presidente francês anunciou há duas semanas que essa aria ser a tarifa nas cantinas universitárias.
Olivier Vellutini, proprietário do restaurante, diz que está consciente que esta ajuda é apenas "um grão de areia" num imenso mar de necessidades. No entanto considera que pode incentivar outros restaurantes a fazer o mesmo e até fornecedores. O restaurante funciona com pré-reserva de refeições e nas duas primeiras semanas esgotou o menu.
Nastassia Grouchetzky é estudante de Geografia na Sorbonne. Vai ao Le Reflet buscar duas refeições para o dia. Os estudantes têm-se queixado de abandono por parte do estado, que fechou as universidades, esquecendo-se que muitos universitários estão longe da família a viver em condições precárias.
Para Nastassia, durante muito tempo "só foram distribuídos produtos alimentares". Diz que este foi o primeiro restaurante que encontrou com comida preparada, com ingredientes frescos e manifesta-se "contente por poder comer mais do que arroz e massa".
O governo francês anunciou também a distribuição de voucher médicos para que os alunos possam procurar apoio psicológico durante a pandemia.