Os Kelaghayis são um dos toucados mais famosos do mundo. Continuam a ser feitas à mão pelos poucos mestres qualificados que vivem em Basgal.
Basgal, uma pequena aldeia escondida nas montanhas do Azerbaijão, é uma das paragens da Grande Rota da Seda e foi um local chave para a indústria da tecelagem da seda. Não é de estranhar que este destino seja o lar da arte de fazer o Kelaghayi, um lenço de seda e um dos mais antigos toucados do mundo.
Os Kelaghayis são um símbolo de beleza, respeito e lealdade, encarnam a cultura e as tradições do Azerbaijão.
Neste episódio de Explore Azerbaijan, Cinzia Rizzi encontra-se com um dos poucos mestres Kelaghayi que lhe mostra os os necessários para fazer a peça de arte. Em seguida, dirige-se para Sheki, outra paragem da Rota da Seda.
Outrora a capital do poderoso Sheki Khanate (território governado por um khan), esta joia histórica ainda reflete a riqueza gerada pela indústria da seda no ado.
Um dos locais de visita obrigatória em Sheki é a residência de verão dos Sheki Khans, um património mundial da UNESCO com pinturas em miniatura e vitrais Shebeke. E não se pode deixar esta pequena cidade sem provar o doce local: a halva de Sheki.